Gabinete, Tecnologia e Inovação|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

Depois de participar durante três dias de uma intensa programação, a Prefeita Josi Nunes esteve presente também na cerimônia de encerramento da 8ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi – SICTEG. A cerimônia aconteceu nesta noite de sexta-feira, 28, e contou com várias autoridades e expositores.

Com o tema: “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil”, a SICTEG evento teve como objetivo aproximar a ciência, a tecnologia, e inovação, promovendo ações que congregam academias, governo e empresas a fim de discutir as implicações sociais da ciência para o desenvolvimento regional. Além disso, a SICTEG representa uma ação de política pública do programa Inova Gurupi que tem como foco tornar o governo mais efetivo, otimizando o potencial das academias e empresas, elevando o nível de escolaridade da população.

“Encerramos a 8ª SICTEG com muito sucesso, com presença de integrantes da comunidade, dos alunos, de empresários, das universidades. Então, foi um sucesso com apresentação de muitos trabalhos e também apresentação para nossa comunidade das pesquisas e do trabalho que as universidades estão fazendo, para dar resposta a vários problemas que nós temos no nosso cotidiano. E isso colabora para o nosso desenvolvimento regional. Foi maravilhoso. Agradeço em nome do nosso município a todos os parceiros e envolvidos”, disse a Prefeita Josi.

Foto: Ricardo Pelizzari/Secom Gurupi

A secretária de Ciência, Inovação e Tecnologia de Gurupi, Lady Sakay divulgou os dados de movimentação econômica da SICTEG que resultou em   60 estandes, 5.193 inscritos, 7 mil visitantes por dia, 191 crianças, 150 estudantes das escolas municipais e estaduais, dezenas de atendimentos na brinquedoteca e  160 atividades no geral entre palestras, minicursos, workshop, simpósios, mesas redondas e seminários.

Durante o encerramento foram homenageados a Prefeitura de Gurupi, Sebrae, Conselho de Gestores, que abrange representantes da UFT, IFTO, UnirG, Unitins; além da BRK, ACIG, Pavilhão do Desenvolvimento Econômico, FAPT, IBGE, Fecomércio, SESI-SENAI.

Coordenadora geral do programa Inova Gurupi, Adriana Terra, foi homenageada. Foto: Ricardo Pelizzari/Secom Gurupi

A reitora da UnirG, Sara Falcão, e a Prefeita Josi também receberam homenagens. Foto: Ricardo Pelizzari/Secom Gurupi

Também houve a apresentação e premiação das Mostras Tecnológicas; Cultural; de Extensão e Científica. Entre os premiados, a coordenadora geral do programa Inova Gurupi, professora mestra Adriana Terra, recebeu das mãos da prefeita Josi Nunes o prêmio pelo projeto ‘Escrita Emergente no Processo de Alfabetização’. A reitora da UnirG, Sara Falcão, e a Prefeita Josi também receberam homenagens pela participação e empenho em torno da realização da SICTEG. Josi Nunes ainda entregou a premiação para as SICTEG’s de Lagoa da Confusão e Dianópolis.

Para conferir a lista de premiados basta acessar o site da 8ª Sicteg http://sicteg.gurupi.to.gov.br/.

“Quero agradecer e parabenizar todo comitê gestor que organizou a SICTEG. Nesta 8ª SICTEG mostramos que nossas universidades possuem além do conhecimento científico, o conhecimento prático de produtos, processos que são desenvolvidos dentro das universidades. Então nós mostramos o potencial do município de Gurupi, do Sul do Tocantins, que tem muitos produtos para serem desenvolvidos por toda esta gama de talentos acadêmicos. Nós mostramos para a população que temos toda esta riqueza muito grande e que Gurupi é uma cidade conectada, universitária que ainda tem muito a oferecer”, destacou Rodrigo de Castro Tavares, diretor da UFT, campus Gurupi.

Logo após a cerimônia, a banda Véi de Bengala animou o encerramento da 8ª SICTEG.

Foto: Ricardo Pelizzari/Secom Gurupi