Saúde|

Por Karla Paz – Secom Gurupi
Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Fazendo um trabalho de prestação de contas para comunidade, a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, compareceu na manhã de hoje, 31, ao Almoxarifado Central da Secretaria Municipal de Saúde. Durante a visita, ela foi verificar a chegada de novos medicamentos que deverão atender à comunidade nos próximos meses. A Prefeita foi acompanhada do Secretário Municipal de Saúde Sinvaldo Morais, do Secretário de Comunicação Élcio Mendes, da Secretária de Cultura e Turismo Amanda Costa e de vereadores da cidade.

Prefeita Josi e comitiva em vistoria no Almoxarifado Central da Secretaria Municipal de Saúde./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

A gestora deu ênfase à importância desta prestação de contas, já que o município tem se esforçado para que não falte medicamentos diante da crise mundial de insumos medicamentosos.
“Estamos acompanhando e mostrando para nossa comunidade que o nosso almoxarifado está repleto de medicamentos, para todas as áreas. Estamos tendo um controle e planejamento adequado para que não haja nenhum problema na nossa distribuição de remédios. Sem falar que é uma prova do trabalho de excelência que está sendo feito em Gurupi. Se a comunidade observar o que infelizmente está acontecendo em outros municípios e estados, nós vamos observar a falta de medicamentos e não é questão da gestão local é a falta de insumos nos laboratórios para fabricação de muitos dos medicamentos até da atenção básica. Mas, apesar de tudo isso, nós aqui em nossa cidade, estamos com nossos estoque atendendo nossas unidades adequadamente. Porque nossa equipe técnica tem feito este planejamento com bastante antecedência, para atender nossa comunidade”, explicou a Prefeita Josi Nunes.

Medicamentos garantidos para comunidade./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Ao todo foram investidos mais de R$ 2 milhões em remédios que devem atender todas as unidades de saúde. Todos com registro e validade dentro dos critérios especificados pelo Ministério da Saúde. São 398 tipos de medicamentos, entre insumos voltados para consultas odontológicas, remédios controlados, insumos injetáveis, totalizando mais de um milhão e setecentos mil itens (ampolas, frascos e comprimidos).

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Nós estamos trabalhando dentro da legislação do Sistema Único de Saúde, nós cumprimos o que está na relação nacional de medicamentos que é a Renami.Com isso, nós aprovamos no Conselho Municipal de Saúde, a relação municipal de medicamentos e assim, nós conseguimos ter um dimensionamento do que é necessário na atenção básica, no SAMU, na UPA e nos CAPs. E nós tivemos todos estes últimos meses trabalhando com este planejamento, justamente vendo como sanar qualquer tipo de falta de medicamento e estamos garantidos até janeiro de 2023”, ressaltou o Secretário Municipal de Saúde, Sinvaldo Morais.

Mais de 200 mil reais em estoque de fraldas, para pacientes acamados de Gurupi./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Só em fraldas descartáveis foram investidos mais de R$ 200 mil para atender os 150 pacientes acamados que necessitam do insumo no município. As medicações armazenadas serão distribuídas pelo próprio Almoxarifado Central, atendendo todo planejamento da secretaria.