Assistência Social|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

Com intuito de proporcionar mais integração e socialização para os 19 idosos que hoje vivem na Casa do Idoso de Gurupi, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e Diretoria do Idoso realizou na sexta-feira,21, um almoço especial em homenagem a eles.  Além disso, o evento fez menção ao Dia do Idoso, comemorado no último dia 01 de outubro. De acordo com o Secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania, Valdeci Júnior, a festa aconteceu neste final do mês de outubro, porque alguns internos estavam se recuperando de problemas de saúde, e agora, com a presença de todos, o evento foi mais completo.

Secretário Valdeci Júnior, com uma das moradoras da Casa do Idoso de Gurupi./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Agora em outubro, nós passamos o mês nos dedicando aos idosos, com várias atividades nos CRAS e no CRES e para fechar as ações com chave de ouro, fizemos este almoço aqui na Casa do Idoso para eles. Mas é importante lembrar que as atividades aqui são contínuas, nós seguimos à risca todas normas técnicas para cuidar destas pessoas da melhor idade que merecem todo nosso respeito e atenção”, explicou o secretário.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Para o seu Daniel Pereira dos Santos que tem 74 anos e vive no lugar há dois, foi um momento muito importante de interação entre eles. “É muito importante momentos assim para nós. Eu fico muito feliz com a casa cheia. Converso com o pessoal que vem aqui, porque é muito bom receber visitas e atenção”, disse ele.

Atualmente, a idade média entre os internos da Casa está entre 73 e 91 anos. O local é cuidado pelo município que mantém toda uma equipe para atendê-los com: dois enfermeiros, 18 cuidadores, fisioterapeutas, guardas, motoristas, equipe de limpeza e ainda 4 cozinheiras que são responsáveis pela produção de 6 refeições diárias para idosos, incluindo dietas mais nutritivas, por conta da idade deles.

“A gente sempre está realizando comemorações aqui com eles, inclusive as de aniversários deles que acontecem a cada dois meses, por exemplo. Tudo para que eles se sintam mais acolhidos pela sociedade. Aqui nós temos esta equipe enorme para cuidar dos nossos idosos, com o melhor tratamento possível, 24h por dia. Inclusive quero agradecer a prefeita Josi Nunes por todo apoio que tem nos dado. É nosso dever acolhê-los e a gente gosta muito e tem muito carinho por todos eles”, frisou a Coordenadora da Casa do Idoso, Luzia Carneiro.