Desenv. Econômico, Geral, Juventude e Esportes|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

A inauguração da Estação 4.0 marcou as comemorações em torno dos 64 anos de Gurupi, celebrados no dia de hoje, 14 de novembro. Com uma vasta programação, a inauguração aconteceu ainda pela manhã, logo após o Passeio Ciclístico e a Corrida Desafio 6.4.

Prefeita Josi no descerramento da placa de inauguração da Estação 4.0!/ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

A obra realizada pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes é a primeira Estação 4.0 da região Norte do Brasil. Ela vai oferecer gratuitamente para jovens de 15 a 29 anos, acesso a novos recursos tecnológicos da Indústria 4.0, proporcionando-lhes oportunidade de capacitação técnica, ampliação de habilidades e competências técnicas, bem como o engajamento para o mercado de trabalho.

Autoridades conhecendo a Estação./ Foto Lino Vargas - Secom Gurupi

Autoridades conhecendo a Estação 4.0!/ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“A Estação 4.0 é um programa desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude que trouxemos para Gurupi. Eu  estou muito feliz por efetivar a execução deste programa em nossa cidade! Isso porque ele é de extrema relevância para capacitação profissional dos nossos jovens. Conseguimos com muito esforço e incentivo fazer Gurupi polo de geração de empregos no Estado. E agora, para complementar todo este trabalho estamos investindo na profissionalização da mão de obra local. Nossas equipes seguem trabalhando incansavelmente para que esta realidade, no nosso cenário econômico seja cada dia melhor. E esta Estação é um presentão neste aniversário de 64 anos”, disse a prefeita Josi Nunes durante a inauguração.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Presente também comemorado pelo jovem Rayson Rodrigues que cursa o 6⁰ ano do Ensino fundamental. O adolescente pretende se inscrever em breve, para os cursos que serão oferecidos na Estação. “Achei muito legal o trabalho das impressoras 3D é algo que tenho muita curiosidade em aprender. Sem falar que esta área de tecnologia me interessa muito, mas geralmente os cursos são muito caros. Agora sabendo que terei acesso gratuito, com certeza vou vir aprender o máximo que puder”, comentou o jovem satisfeito com a inauguração.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

O espaço é amplo e moderno, todo feito de container térmico, e equipado com notebook, computador e impressoras 3D, totalizando 4 impressoras, 6 notebooks e 2 computadores, além de uma smart TV 50” e ar condicionado. Entre os cursos que serão oferecidos no lugar estão os de manutenção em aparelhos eletrônicos como computadores, impressoras, celulares, entre outros. A Estação 4.0 está localizada na Rua 02, entre as Avenidas Maranhão e Piauí, ao lado do Centro Cultural Mauro Cunha, no Centro.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“A Prefeita Josi tem um olhar especial para nossa juventude, para o esporte e também para  qualificação dos nossos jovens. O objetivo é inserir eles da melhor forma no mercado de trabalho e esta Estação 4.0 faz parte disso. Ela é a primeira do Norte do País. Então é um privilégio para nós estarmos participando de tudo isso! É uma obra muito importante não só pra Gurupi, mas para todo estado do Tocantins”, frisou Silvério Filho, Secretário de Juventude e Esportes de Gurupi.

Parabéns com tudo que tem direito:

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Na mesma manhã desta segunda-feira, 14,  quem compareceu à praça do Centro de Convenções Mauro Cunha também foi convidado à cantar parabéns para o município e ainda experimentar um pedaço do bolo feito, especialmente para celebração dos 64 anos de Gurupi.

A prefeita Josi Nunes e o vereador Jair do Povo serviram o bolo de 64 anos de Gurupi para comunidade./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Os pedaços foram servidos pela prefeita Josi Nunes que recebeu ajuda de alguns secretários. Vários atletas que tinham participado das competições de modalidades esportivas realizadas pela prefeitura de Gurupi também participaram da festa.

Bolo dos 64 anos de Gurupi sendo servido à comunidade./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Além da comunidade, durante todos os eventos, também estiveram presentes várias autoridades locais, entre elas: Secretária de Cultura e Turismo, Amanda Costa; Secretário de Educação, Davi Abrantes; Secretário de Comunicação, Elcio Mendes; Secretário de Desenvolvimento Urbano, Eremilson Leite; Secretário Chefe de Gabinete, José Carlos Bessa; Secretária de Infraestrutura, Juliana Passarin; Secretária de Assistência Social e Cidadania, Luana Nunes; Secretário de Planejamento e Finanças, Lucas Lemes; Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias; Secretário de Governo, Sérgio Vieira Marques Soró; Secretário de Juventude e Esportes, Silvério Filho; Secretário de Saúde, Sinvaldo Moraes; Secretário de Administração e interino de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ulisses Melauro Barbosa; Zander Luís, presidente do Ipasgu; Diretor de Esportes, Paulo Magalhães; presidente da Unirg, Thiago Miranda; Vice-reiror da Unirg, Jeann Bruno; os vereadores: Jair do Povo, Elvan Leão, Matheus Monteiro e imprensa local representadas pelas equipes da Tv Anhanguera e Sil Tv.