Educação|

Por Fabíola Sélis – Ascom Semeg

A cerimônia de abertura será no dia 7 de novembro, no Ginásio Idanizete de Paula e fará parte das festividades do aniversário de 64 anos de Gurupi

A emoção está de volta às quadras esportivas de Gurupi com a realização do JEM – Jogos Estudantis Municipais. Depois de interromper a realização dos jogos em 2020 e 2021, por causa da pandemia da Covid-19, os nossos atletas da rede municipal de ensino, voltam a ser os protagonistas dessa competição em que vão disputar nas modalidades: voleibol, vôlei de areia, basquete, handebol, atletismo e golzinho. A novidade esse ano é a presença dos atletas mirins, os alunos da educação infantil, na faixa etária de 4 a 6 anos de idade. A competição faz parte da programação de festividades do aniversário de 64 anos de Gurupi.

“A participação dos pequenos faz parte do incentivo ao esporte promovido pela Secretaria da Educação em todas as escolas. Além de ser importante nessa fase da vida, a vivência vai trazer resultados positivos na trajetória desses alunos, que vão carregar para a vida hábitos saudáveis como a prática de esportes”, ressalta Mônia Praxedes, integrante da comissão organizadora.

Atletas da rede municipal durante competição no 1° semestre de 2022. Foto: Lino Vargas/Arquivo Secom

A solenidade de abertura dos jogos acontecerá às 7h30 da próxima segunda-feira, 7 de novembro, no Ginásio de Esportes Idanizete de Paula, e pretende reunir cerca de 400 atletas de 17 unidades escolares, divididos em 41 equipes. Os jogos acontecerão até o dia 11 de novembro, no ginásio e na quadra de areia da Escola Municipal Lenival Correia Ferreira.

Segundo o Secretário da Educação, Davi Abrantes, o objetivo da competição é retomar o intercâmbio esportivo e recreativo entre as comunidades escolares. “Nós enfrentamos momentos difíceis com a pandemia, e aos poucos estamos retomando as atividades, inclusive essa de cunho esportivo. Estávamos ansiosos para ter esse momento de novo de integração, recreação, diversão e esse clima amistoso de competição. O esporte é uma ferramenta importante na educação, que destaca além das habilidades esportivas, também os princípios e valores como a solidariedade, respeito, ética, disciplina e honestidade. Que seja uma grande festa para todos”, enfatizou.

Modalidades

Os jogos acontecerão nas modalidades futsal masculino (9 a 11 anos, 12 a 14 anos, 15 a 17 anos), Vôlei de Praia Masculino (12 a 17 anos), Vôlei de Praia Feminino (12 a 17 anos), Futsal Feminino (9 a 11 anos), Voleibol Masculino (12 a 17 anos), Handebol Masculino (12 a 14 anos), Basquete Masculino ( 9 a 11 anos), Basquete Feminino (9 a 11 anos). As modalidades Atletismo e Golzinho, serão com alunos da educação infantil, de 4 a 6 anos de idade, desenvolvidos com equipes de 4 unidades escolares.

Participação

Os Jogos Estudantis Municipais contarão com a participação de 400 alunos durante a competição. Todos os jogos acontecem das 7h30 às 11 horas e das 14 às 17 horas.
A premiação será em medalhas para os 1º e 2º lugares e troféu para o 1º lugar das modalidades coletivas. Nas modalidades individuais, receberão medalhas os 1º 2º lugares.