Tecnologia e Inovação|

Por Ascom SICTEG

Após três dias de evento, com muitas informações, novas experiências e discussão de temas relacionados à tecnologia e inovação, a 8ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (SICTEG) chegou ao fim com um saldo positivo.

A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Gurupi, Lady Sakay, destacou que a 8ª edição foi um grande desafio pós pandemia e que trouxe resultados muito satisfatórios com números expressivos como a ocupação de mais de 60 stands; quase 200 trabalhos inscritos, num período em que as pessoas não produziram tanto; a praça de alimentação com mais expositores,  todos com metas alcançadas; as mostras científicas com muita qualidade, um fluxo de cerca de 7 mil pessoas, por noite, visitando o campus da UFT.

Cerca de 7 mil pessoas visitaram a SICTEG, por noite. Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

“Conseguimos bater todos os números desta edição que foi um grande desafio. A cada edição a SICTEG se torna maior, com mais participações, inclusive, do governo que este ano veio com o Pavilhão do Desenvolvimento, com 16 startups. Os setores produtivos e criativos saem mais fortalecidos desta edição”, comentou, completando que agora é pensar e organizar a nona edição. “Nós já entregamos ao Governo do Estado a proposta da nona edição. Já estamos iniciando o planejamento da próxima”, adiantou a secretária Lady.

A coordenadora do Programa Inova/Gurupi, Adriana Terra, destacou que com a 8ª edição ficou claro que o modelo de desenvolvimento regional se consolidou, que foi alcançada a visibilidade do poder público, que realmente pôde conhecer o que é feito em Gurupi e região, e sobretudo, apoiar o programa.

“Com o anúncio do Governo do Estado que teremos um parque científico, tecnológico, isso nos coloca no circuito muito importante da economia, dos grandes players na área de desenvolvimento, inovação e empreendedorismo”, opinou Adriana Terra.

Adriana destacou ainda que o evento trouxe para a comunidade de Gurupi a popularização do que as instituições estão construindo em termos de ciência e tecnologia e como a ciência está melhorando a vida das pessoas em todos os sentidos.

O evento trouxe novidades como a rodada de startups, como pavilhão de desenvolvimento regional da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços; rodada de negócios, mostra tecnológica, campeonato esportivo, mostra cultural. Outro ganho foi ter empreendedores jovens acadêmicos conduzindo a SICTEG na comunicação, no marketing, nos campeonatos gamers.

Tecnologia e inovação marcaram esta edição da SICTEG. Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

“Estamos caminhando para a 9ª SICTEG mais seguros no sentido de que modelo está bem consolidado, e assim fica mais fácil de conduzir o evento, porque estamos dominando bem a metodologia”, pontuou completando o apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem investido muito no Programa InovaGurupi.

A professora frisou também que a realização de edições realizadas em Lagoa da Confusão e Dianópolis e que isso representa que o território está sendo ganhado pela ciência. “Nosso objetivo é alcançar os 19 municípios em que o programa InovaGurupi atua, e popularizar a ciência”, enfatizou.

A Gerente Regional Sul, Paula Alencar, avaliou como extremamente positiva a 8ª SICTEG, principalmente, após dois anos em que o evento ocorreu de forma online ou híbrida. “Os participantes inscritos presenciaram eventos com conteúdo riquíssimo. A SICTEG reforça mais uma vez a grande potencialidade que é Gurupi e a Região Sul em inovação e tecnologia”, argumentou.

A Prefeita Josi Nunes também pontuou o sucesso do evento, que contou com a presença da comunidade, dos alunos, empresários, com a apresentação de muitos trabalhos que as universidades estão realizando, para dar resposta a vários problemas do cotidiano. “Tudo isso colabora para o nosso desenvolvimento regional”, disse a Prefeita Josi Nunes.

Prefeita Josi Nunes prestigiou a SICTEG. Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

A SICTEG aconteceu entre os dias 26 e 28 de outubro, no campus da UFT, com o tema: “Bicentenário da independência. 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

A atividade é fruto da Integração Governo – Academia – Empresas, estratégia diversificada para popularização da Ciência, em abrangência Regional. O foi coordenado pelo Programa  InovaGurupi, da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e contou com a colaboração do Governo Federal/Estadual, Sebrae, Senac, Sesi, e Senai.

Prefeitura de Gurupi montou estande com principais projetos e serviços. Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Espaço das abelhas chamou a atenção durante a SICTEG. Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi