Educação|

Por Fabíola Sélis – Ascom Semeg

A parceria com instituições beneficentes e de voluntariado foi renovada durante a assinatura dos termos de cooperação entre Prefeitura de Gurupi, Secretaria Municipal da Educação e entidades. A solenidade de assinatura do termo aconteceu no gabinete da SEMEG com a prefeita Josi Nunes, o secretário da educação Professor Davi Abrantes e os representantes das instituições. Os sete termos firmados nesta segunda-feira, 27, garantem a prestação de serviços públicos na área educacional, esportiva e de cultura sem nenhum custo aos beneficiados.

Solenidade de assinatura do termo de cooperação com instituições beneficentes em Gurupi – Foto: Lino Vargas

“Nós precisamos ampliar nosso índice de educação de tempo integral e isso não significa estar só em sala de aula. Nosso objetivo para esse ano é que 80% dos nossos alunos sejam incluídos no processo de educação integral, participando de atividades culturais, educacionais, esportivas. Queremos integrar a educação como um todo, com resultados efetivos em nosso município”, disse prefeita Josi Nunes.

Representantes das instituições beneficentes e de voluntariado participam da assinatura do termo de cooperação com a Prefeitura de Gurupi e SEMEG – Foto: Lino Vargas

Durante o evento, o diretor da AGAB Glauco Flores falou sobre a importância dessa ação juntos às entidades beneficentes. “A gestão vendo a necessidade das instituições de fazer parcerias, ela conseguiu fazer com que o trabalho seja prestado a comunidade, uma vez que essas associações dependem de recurso financeiro. Com isso nós temos um enriquecimento do processo pedagógico das instituições. A gestão abrindo esse espaço às parcerias é muito importante, é uma sensibilidade que gera benefícios diretamente à comunidade de Gurupi”, disse.

Maykellen Siel, coordenadora de secretaria da ABEMN, conta que essa parceria é uma oportunidade de manter os atendimentos à comunidade. “É importante esse passo, uma vez que nós estamos prestando serviço à sociedade e nem sempre as associações se sustentam sozinhas. Por isso, ter a secretaria e a prefeitura envolvidos nesse contexto contribui e muito com a população”, disse.

Cooperação

A ação visa atender crianças e adolescentes com serviços gratuitos. Em contrapartida o município disponibiliza 112 profissionais do seu quadro de servidores para que atuem no atendimento de 2.083 alunos, que participam ou recebem assistência das entidades.

“As instituições são grandes parceiras da educação e nós temos colocados a disposição tudo que é possível para melhorar a qualidade de ensino. A ideia é trabalharmos juntos, valorizando o povo gurupiense e nossos parceiros, com isso fortalecendo esse trabalho, que tem como objetivo a Educação. Sem parcerias a gente não consegue avançar”, ressaltou secretário da educação Professor Davi Abrantes.

Instituições

1 – Associação Berçário Espírita Maria de Nazaré (ABEMN)

2 – Associação Gurupiense dos Amigos do Basquetebol (AGAB)

3 – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

4 – Secretaria de Cultura e Turismo de Gurupi (SECULT)

5 – UnirG/Casa de Cultura

6 – Creche Espírita Pré-Escola Maria Madalena

7 – Instituição Beneficente Irmã Dulce.