Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) já deu início a imunização com a vacina bivalente contra a Covid-19, nas setes Unidades Básicas de Saúde indicadas para realização do trabalho.  A vacina bivalente é do laboratório Pfizer e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.

Na cidade, os públicos alvos são ainda mais abrangentes do que os indicados pelo Ministério da Saúde (MS), englobando: idosos de 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; gestantes e puérperas. Em breve será lançado pelo município um dia “D” voltado para mobilizar ainda mais pessoas do público alvo. A meta é atingir 95% de imunização da comunidade.

Foto Arquivo Secom

“Peço a todas pessoas do público alvo que compareçam aos pontos de vacinação! Aqui em Gurupi, estamos com públicos ainda mais abrangentes, porque vimos que poderíamos nos organizar assim. É muito importante que nossa comunidade se imunize e continue mantendo os baixos índices de Covid-19, no município. Além disso, ajudamos nosso estado e até país a impedir que novas variantes cheguem até aqui. A gente sabe que só com a vacinação isso é possível. Então, nossas vacinadoras e UBSs estão prontas para receber vocês, vamos nos imunizar”, reforçou a prefeita Josi Nunes sobre a campanha.

Para receber a bivalente, aqueles que estiverem no grupo prioritário já devem ter recebido pelo menos duas doses da vacina monovalente. Além disso, o reforço poderá ser aplicado somente naqueles que receberem a última dose há mais de 4 meses. A pessoa também precisa levar os documentos de identidade, cartão de vacina e cartão SUS.

“A vacina bivalente contra a Covid-19 tem a função de ajustar o esquema vacinal e se transformar em um imunizante de rotina. O Ministério da Saúde já sinalizou que ela será realizada anualmente. O paciente que tomar a vacina bivalente não vai mais precisar, este ano, tomar outra vacina contra a Covid-19, só o ano que vem, quando for lançada a campanha da bivalente de novo”, explicou Lilamara Oliveira, coordenadora de imunização da Semus.

Foto Arquivo Secom

“Esta vacina bivalente contra a Covid-19 será inserida no calendário nacional. Ela é muito importante para os municípios e foi muito aguardada. Agora é a comunidade continuar colaborando e indo se imunizar para todo país alcançar a imunidade de rebanho que trará ainda mais segurança contra essa doença. Já estamos organizando nosso dia “D” de vacinação do imunizante, para mobilizar um público ainda maior! Queremos manter Gurupi cada dia mais protegida, para assim mantermos nosso dia-a-dia com a normalidade que conseguimos atingir”, frisou Sinvaldo Moraes, secretário municipal de saúde.

PONTOS DE VACINAÇÃO:

• UBS Parque das Acácias