Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

A Prefeita Josi Nunes, acompanhada pelo secretário municipal de saúde Sinvaldo Moraes, visitou na manhã desta quinta-feira, 23, a retomada das obras de reforma e ampliação da Clínica da Mulher Maria da Silva Carvalho Feitosa. Com a obra estão sendo realizados os seguintes serviços de ampliação e reforma: Instalação do Canteiro; Superestrutura; Pisos; Infraestrutura; Paredes e Painéis; Cobertura; Impermeabilização; Esquadrias/Vidros/Ferragem; Revestimento de Piso; Revestimento de Parede e teto; Pintura; Instalações Hidrossanitárias; Vala de Infiltração; Águas Pluviais; Instalações Elétricas/Telefônicas/TV/Lógica; Instalações Especiais; Louças e Metais; Serviços Complementares.

Na imagem a parte interna da Clínica que está sendo reformada./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Estamos realizando estas visitas nas ações que estão sendo realizadas na área da saúde. Hoje foi dia de ver como estão as obras da Clínica da Mulher que atende mulheres não só de Gurupi, mas também de toda esta região da Ilha do Bananal. Teremos algumas mudanças no atendimento em função da reforma, mas é provisória. Isso porque nós estamos fazendo a reforma na parte que já existia e estamos fazendo também uma ampliação do outro lado. Isso é para que nós possamos ter uma estrutura com maiores equipamentos, maior conforto e prestar mais serviços para nossas mulheres de toda região”, disse a prefeita Josi Nunes durante a visita.

A prefeita Josi Nunes foi recebida por servidoras da Clínica./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

A reforma e ampliação da Clínica da Mulher conta com Recurso derivado de Repasse da União, via emenda parlamentar da senadora Kátia Abreu, no valor de R$ 995.321,41 (Novecentos e noventa e cinco mil trezentos e vinte e um reais e quarenta e um centavos) e também Recurso próprio da Prefeitura de Gurupi, por meio da Contrapartida da Secretaria Municipal de Saúde, via Fundo Municipal de Saúde no valor de R$522.331,27 (Quinhentos e vinte e dois mil trezentos e trinta e um reais e vinte e sete centavos) e via Recurso originário de Investimento Direto FUS no valor de R$ 369.297,07 (Trezentos e sessenta e nove mil duzentos e noventa e sete reais e sete centavos).

A prefeita Josi Nunes e o secretário Sinvaldo Moraes conversaram com um dos engenheiros da obra./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Essa obra é muito importante, porque ela é referência aqui para região. Se tinha uma visão da Clínica só de controle e combate aos cânceres de mama e de útero. Mas com essa ampliação nós vamos poder ter outra atenção mais especial, para saúde da mulher. Além dos serviços de imagem da mamografia, ultrassonografia e também dos exames citopatológicos que é o Papanicolau, também vamos ter as consultas especializadas voltadas para saúde da mulher. Com mais ambulatórios voltados para parte de ginecologia, obstetrícia, pré-natal. Então todo este processo que está sendo construído na gestão da prefeita Josi Nunes vai ampliar bastante os atendimentos”, explicou o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.

Parte externa da Clínica que está recebendo ampliação./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

A Clínica acolhe pessoas de Gurupi e de toda Região Sul do Estado, somando 18 municípios. Ela é um espaço especializado, com atendimentos específicos como: Consultas ginecológicas; Consultas de mastologia; Cirurgia de Alta Frequência; Pré-Natal de Alto Risco; Planejamento Familiar; Coleta Citológica; Exames de Mamografia; Realização de Ultrassons; Planejamento de ações de Saúde da Mulher.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Exames de Citologia:

Temporariamente a realização dos exames de Citologia estão suspensos na Clínica da Mulher. Mas eles seguem sendo realizados normalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de cada bairro. Já os outros exames e consultas seguem acontecendo de forma normal na clínica.

Quem precisar de serviços da Clínica deve se dirigir a parte lateral do lugar, onde provisoriamente está a entrada./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Além disso, as mulheres que procurarem a clínica devem se dirigir a nova entrada lateralizada ao lado esquerdo do prédio, até a recepção que momentaneamente, por conta da obra, está nos fundos do lugar.