Educação|

Por Fabíola Sélis- Ascom Semeg

A Prefeitura de Gurupi vem investindo em uma gestão mais eficiente e democrática em conjunto com a Secretaria da Educação, o que tem refletido na gestão das escolas municipais por meio da descentralização de recursos. O processo, que começou ainda no ano passado, aos poucos vem ganhando forma por meio de conhecimento e troca de experiências entre entidades.

Secretário da Educação Professor Davi Abrantes faz abertura da formação- Foto Fabíola Sélis

Sem a descentralização, os recursos destinados às escolas municipais são gerenciados de forma centralizada pela Secretaria Municipal da Educação. Com a mudança, cada escola passará a ter mais autonomia para gerir seus próprios recursos, o que permitirá uma gestão mais eficiente e alinhada às necessidades locais. De acordo com o secretário municipal da educação de Gurupi, Professor Davi Abrantes, a descentralização de recursos é um passo fundamental para a melhoria na educação da cidade. “Com essa medida, conseguiremos aproximar a gestão das escolas das comunidades locais e garantir que os recursos serão utilizados de forma mais estratégica e eficiente”, explica.

Secretário da Educação Professor Davi Abrantes recebe equipe da Secretaria da Educação de Paraíso do Tocantins – Foto: Mai-kito Santos

Além disso, o programa de descentralização também será o caminho para fortalecer a participação dos pais, alunos e professores na gestão das escolas.

Para a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil, Maysa Coelho, a descentralização virá para somar, acredito que vai viabilizar a gestão e também o alinhamento com os fornecedores, inclusive com relação a prazos e execução de serviços, eu vejo que isso vai diminuir a burocracia e vai se tornar prático. Com a gestão própria dos recursos, conseguimos investir em materiais pedagógicos, reformas na escola e outras melhorias”, afirma.

Formação

Apesar de uma boa expectativa com a implementação do programa, é preciso que os gestores escolares entendam do assunto para conseguir executar um bom planejamento dos recursos. Por isso, uma série de etapas tem sido realizada, entre elas as formações com profissionais técnicos, para identificar as dúvidas e trocar experiências.

Nesta quinta-feira, 30, aconteceu no auditório do Ipasgu, mais uma formação com os diretores das 26 escolas municipais. Na oportunidade uma equipe da secretaria da educação de Paraíso do Tocantins, formada por 4 servidoras, discutiram o assunto e compartilharam a experiência vivida na cidade, onde já é realizado esse tipo de gestão de recursos compartilhados.

Segundo a responsável pela prestação de contas na Secretaria de Educação de Paraíso do Tocantins, Jaqueline Neves, o programa desenvolvido lá com as escolas tem impactado positivamente na qualidade do ensino. “Com mais autonomia e recursos, as escolas têm condições de implementar projetos pedagógicos mais consistentes e alinhados às necessidades dos alunos e da comunidade”, destaca.

A descentralização de recursos proporciona uma gestão mais participativa e democrática, contribuindo para a melhoria da educação pública. Com a autonomia e responsabilidade sobre seus próprios recursos, as escolas têm mais condições de oferecer um ensino de qualidade e alinhado às necessidades das comunidades locais.