Saúde|

Karla Paz – Ascom Semus

Na tarde de segunda-feira, 20, a prefeita Josi Nunes realizou mais uma importante inauguração para o município de Gurupi: a implantação da Farmácia Escola UBS Campo Bello. O trabalho é realizado pela Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e com a parceria da Universidade UnirG. A Farmácia Escola é um projeto, no qual estudantes do curso de Farmácia e comunidade local são mutuamente beneficiados.

A acadêmica do curso de Farmácia, Albetiza Lopes Fernandes falou da importância da Farmácia Escola para os estudantes da UnirG./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi.

“Para nós acadêmicos isso aqui hoje é importantíssimo! Porque é mais um campo de estágio e ter esta farmácia que nós também estamos contribuindo é de uma alegria muito grande! Porque nós também fizemos parte deste projeto na íntegra, tudo com muito carinho e amor para população daqui do Campo Bello. E eles ficaram tão felizes, desde o primeiro dia quando a gente chegou aqui para organizar”, disse Albetiza Lopes Fernandes, acadêmica do 5º período do curso de Farmácia da UnirG.

A prefeita Josi Nunes aproveitou o momento para ouvir também a comunidade./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Estamos fazendo estas parcerias, como esta com a UnirG, para que as nossas ações sejam cada dia mais integradoras e com resultados melhores para nossa população. Na área da saúde são vários os avanços que estamos alcançando: manutenção em várias UBSs e prédios da saúde, reforma e ampliação da Clínica da Mulher e da Policlínica e a construção da Clínica de Especialidades. Isso, além de diversas parcerias como esta da Farmácia Escola aqui na UBS Campo Bello que trará um apoio grande quando se refere à distribuição e cuidado com os medicamentos que irão atender a comunidade local”, destacou a prefeita Josi Nunes.

A coordenadora da Assistência Farmacêutica de Gurupi também destacou a importância da implantação para comunidade./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“É um passo muito importante para a saúde do nosso município, poder ampliar o acesso aos medicamentos que é um dos objetivos da Assistência Farmacêutica. Com esta Farmácia Escola os alunos poderão ter uma prática diferenciada, porque nós já temos uma outra unidade no setor Vila Nova, com outro público. Com mais este público nós vamos ampliar a prática dos acadêmicos e compensação a comunidade vai ter um ganho muito grande”, explicou a coordenadora da assistência farmacêutica de Gurupi, Christiane Rodrigues de Paula.

O secretário de saúde Sinvaldo Moraes explicou como funcionará o serviço. / Foto Lino Vargas – Secom Gurupi.

“Implantamos uma estrutura totalmente otimizada para o ensino, com capacidade para atender pacientes e para receber diariamente os estudantes de Farmácia. A área física inclui consultório para atendimento farmacêutico e local para dispensação de medicamentos. Estamos com nossa farmácia completa e organizada. Aqui os estudantes vão acompanhar todo processo de seleção, aquisição, armazenamento, distribuição, dispensação que é a entrega adequada e racional de medicamentos. Uma ação que beneficiará eles e também a comunidade atendida pela UBS Campo Bello”, frisou o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Foto Lino Vargas – Secom GurupiO evento ainda contou com a presença do deputado estadual Eduardo do Dertins, vereadores, secretários da gestão, do presidente da UnirG Thiago Miranda e da reitora da universidade Sara Falcão.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Já é a segunda Farmácia Escola que a gente implanta na cidade, com profissionais da nossa instituição em convênio com o município. A Assistência Farmacêutica prestada diretamente ao paciente, é o que faz com que ele veja a necessidade da atuação do farmacêutico para comunidade. Então, é muito gratificante beneficiar a comunidade de Gurupi através dos nossos acadêmicos e professores”, ressaltou a reitora da UnirG, Sara Falcão.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“As parcerias com a Prefeitura Municipal de Gurupi, por meio da Semus, são muito importantes para a UnirG. Esta parceria irá proporcionar aos acadêmicos do curso de farmácia a vivência dentro de uma farmácia pública municipal com um grande volume de trabalho, dando aos mesmos uma experiência que certamente será o diferencial na sua formação e no mercado de trabalho”, disse o presidente da UnirG, Thiago Miranda.