Educação|

Essa é a primeira vez que a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria da Educação, promove uma formação com os professores de educação física sobre os jogos indígenas nas perspectivas das aulas nas escolas.

Professores de educação física da rede municipal de ensino vivenciam na prática os jogos indígenas – Foto: divulgação.

O encontro trouxe vivências pedagógicas inéditas aos educadores físicos da rede municipal de ensino. Eles mergulharam na cultura indígena, passando pela teoria, pela confecção de materiais ligados às brincadeiras e jogos indígenas, chegando até a prática. A formação foi ministrada pelo professor de educação física, Kaio Alencar, que atua na rede estadual.

Professores de educação física da rede municipal de ensino participam de formação – Foto: divulgação

“Uma formação como essa é importante na caminhada em busca de melhores resultados nas aulas de Educação Física. E essa vivência veio contemplar a BNCC, no que diz respeito aos jogos e brincadeiras indígenas. Eu fico muito honrado em fazer parte desse momento inédito, em que podemos mostrar com a confecção dos brinquedos que utilizamos, o quanto essa cultura é divertida e rica”, disse.

Professores de educação física confeccionam os próprios materiais usados na prática dos jogos indígenas – Foto: divulgação

A proposta inédita surgiu com o objetivo de trabalhar a interdisciplinaridade, ou seja, de realizar um trabalho com integração das disciplinas. “Essa é uma ação que traz como benefício o aprendizado de forma ampla, onde o aluno consegue elaborar uma visão macro a respeito da cultura indígena”, disse secretário da Educação Professor Davi Abrantes.

O projeto faz parte da supervisão de educação física da SEMEG, que neste ano estão previstas ainda outras atividades de resgate e valorização da cultura por meio do esporte, bem como a realização da primeira edição dos jogos dos povos originários na rede municipal de ensino. Segundo a supervisora de educação física do ensino fundamental, Mônia Praxedes, essa experiência foi um passo de evolução muito importante para a educação municipal. “Quando olhamos para o cenário da cultura da nossa região, entendemos o quanto essa proposta é importante para o resgate e valorização da cultura indígena por meio do esporte. Uma tarde que mostrou aos professores de educação física o quanto a aula pode e deve ser diversificada e interessante. Lá na sala de aula, os professores podem refazer essa etapa da confecção dos materiais junto com os alunos, e depois vivenciar tudo na prática. Uma ação simples que pode contribuir valorosamente com a nossa história e cultura”, disse.