Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), firmou nesta segunda-feira, 06, mais um convênio que beneficiará estudantes de diversas frentes da área. Desta vez, o Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan) assinou um termo de convênio com a Semus para realização de estágio de estudantes, de acordo com as disposições da Lei Nº 11.788/2008 que define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso.

O secretário de saúde Sinvaldo Moraes e a diretora da Uniplan Patrícia Melo Abreu, assinaram o convênio./ Foto Divulgação

“A Prefeitura de Gurupi abre as portas de todos seus espaços da saúde, desde as Unidades Básicas, as outras da Rede de Atenção à Saúde. Gurupi tem uma rede pronta que possui as UBSs que são portas de entrada e são coordenadoras do cuidado também. A rede de Atenção Psicossocial, a rede de Atenção Ambulatorial e ainda o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Tudo isso, todos estes espaços servem como locais de estágio para os acadêmicos, para as diversas áreas da saúde. Isso é muito bom, porque os acadêmicos já saem sabendo o que é o Sistema Único de Saúde (SUS) na prática, participando dos serviços oferecidos. Então, nossa prefeita Josi Nunes faz questão de dar possibilidades dentro do que é exigido pela política da educação permanente, da integração entre ensino, serviço e comunidade”, explicou o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.

Atualmente a prefeitura, via Semus, possui convênio também com outras três instituições: Centro Universitário Unirg, Universidade Paulista (Unip) e Universidade Norte do Paraná (Unopar). Agora a Uniplan também começa a fazer parte deste eixo de ensino em saúde, com possibilidades de estágio no município.

“Como sempre friso, nossa gestão realiza várias parcerias. Todas em prol da nossa comunidade. Os estudantes são os futuros profissionais da nossa cidade. Eles atuarão diretamente com os pacientes e precisam ter toda esta experiência antes, precisam ser acompanhados de perto. Então, na saúde esta é uma troca essencial e muito importante. Os acadêmicos aprendem a prática de tudo que já foi visto na teoria, são auxiliados por nossos profissionais, mas também acabam auxiliando”,, afirmou a prefeita Josi Nunes.

Foto Divulgação

“Fomos muito bem recebidos na Semus, fizemos nosso convênio para que os acadêmicos dos cursos de fisioterapia, farmácia e enfermagem possam realizar estágio no município. É uma parceria muito importante que vai proporcionar aos alunos, além da teoria e prática nos laboratórios da faculdade, ter esta vivência prática nas UBSs e na UPA. Então, é uma realização muito grande para os estudantes que estão tão focados em ingressar com qualidade no mercado de trabalho”, disse Patrícia Melo Abreu , diretora da Uniplan Gurupi.