Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Entre os dias, 30 e 31 de março, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar mais um Mutirão de Combate à Dengue organizado pelos agentes de combate às endemias (ACEs). Desta vez, a contemplada será a Vila São José 1 e 2 que receberá cerca de 25 ACEs que percorrerão ruas e avenidas do bairro.

Os agentes desenvolverão os serviços de limpeza, divulgação e conscientização dos moradores sobre a importância de manter os quintais limpos. Eles também farão a inspeção e coleta de objetos e entulhos que os moradores descartam para realizar a busca por amostras do mosquito aedes aegypt.

“Moro no Waldir Lins II e fiquei muito satisfeita com o trabalho dos agentes aqui. Eles apontaram todos os riscos de criadouro do mosquito na dengue, no meu quintal. Providenciei a limpeza imediatamente e graças a Deus a gente não ouviu falar de casos de dengue aqui no bairro”, disse do Maria de Fátima da Paz, moradora do Waldir Lins II, onde já houve mutirão este ano.

“Eu sigo pedindo que a comunidade nos ajude a manter a cidade limpa. É muito importante que durante estes mutirões as pessoas abram as portas de suas residências, para receber nossos ACEs. Porque além da inspeção, eles também vão dar orientações sobre como manter os quintais limpos e longe do mosquito aedes aegypt. Estamos investindo nestes mutirões, tanto por meio da saúde, quanto por meio da secretaria de infraestrutura para darmos todo este apoio à população”, ressaltou a prefeita Josi Nunes.

Arquivo Secom

No primeiro trimestre de 2022 foram confirmados 131 casos de Dengue em Gurupi. Já no primeiro trimestre deste ano, 2023 foram confirmados 33 casos. Uma redução de 400% nos casos positivos, segundo o comparativo. Do início do ano até agora já foram realizados 3 grandes mutirões, nos setores Waldir Lins I e II e também na região do Trevo do Praia. Este na Vila São José 1 e 2 será o quarto e ações devem continuar durante todo ano.

“Neste ano, estamos comemorando uma redução de 400% em relação ao ano passado (2022), nos casos de dengue no município. Fruto de um trabalho constante dos nossos agentes de combate às endemias e também parcerias com outras secretarias como a da infraestrutura, por exemplo. Quando há notificação de um caso em determinado bairro, logo mandamos a borrifação no local. Também durante os mutirões, na detecção de qualquer larva, há a utilização das pastilhas de Espinosade que as eliminam imediatamente o foco”, explicou Sinvaldo Moraes, secretário municipal de saúde.

“Este é um trabalho de prevenção, nosso foco é que o aedes aegypt não tenha local onde se proliferar, por isso também estamos precisando da colaboração da comunidade. Porque nada adianta todo este serviço, sem a colaboração dos moradores mantendo tudo sempre limpo”, frisou Gilberto Mendes, coordenador interino ACEs.