Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Durante toda esta semana, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) estarão recebendo capacitação em torno do Sistema E-SUS. A ação é realizada pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e visa trazer agilidade no manuseio e entendimento dos agentes para uso cotidiano de todas funcionalidades do sistema.

Foto Divulgação

Ao todo, os agentes lotados nas 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) receberão os ensinamentos. O ‘E-SUS PEC’ já está em funcionamento em Gurupi desde março deste ano. Mas algumas categorias, como as dos agentes de saúde seguem recebendo capacitações. O E-SUS é um sistema do Ministério da Saúde (MS) da Atenção Primária, onde os profissionais de nível médio, superior que vão trabalhar dentro da Atenção Primária da Unidade Básica de Saúde (UBS) realizam um prontuário eletrônico do cidadão que deve ser constantemente atualizado.

Foto Divulgação

“O mais importante para nós agentes é a questão da atualização dos dados, até porque a gente tem que aprender mais sobre este novo sistema, porque muitas informações são novas pra gente para nós podermos passar de forma mais correta os dados capturados sobre os pacientes. A gente só tem que pegar o jeito certinho, porque é uma novidade. Mas é bem interessante e sem falar que dá para acompanhar o paciente de forma mais completa”, disse Kelle Maiane Martins, agente comunitária de saúde da UBS Vila Nova que participou da capacitação na manhã de segunda-feira, 24.

Foto Divulgação

“Nesta capacitação estamos demonstrando não só como funciona, mas também a importância deste novo sistema que a saúde municipal está utilizando e que vem em muita boa hora! Mas o curso aqui é mais voltado para as funcionalidades da área dos ACSs. Vejo que teremos melhores resultados, desempenhos nas atividades do dia-a-dia. Ele é mais completo, sem falar que não tem custos para secretaria e trará uma evolução muito boa para com o trato com os pacientes”,  explicou Edson Cardoso, coordenador dos agentes comunitários de saúde e de endemias.