Educação, Juventude e Esportes|

Por Fabíola Sélis – Ascom SEMEG

Fotos: Mai-kito Santos / Fabíola Sélis

Para valorizar e incentivar a prática esportiva, a Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEMEG) em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) – campus de Gurupi – realizou a primeira experiência de integração dos alunos da rede municipal de ensino com a cultura indígena por meio dos Jogos Municipais dos Povos Originários.

O projeto surgiu com objetivo de fortalecer a cultura das comunidades indígenas no âmbito escolar, promovendo esse encontro com trocas de experiências, informações e também diversão. Esse ano, como primeira edição, os jogos aconteceram dentro da programação do evento realizado pela UFT, os Jogos Indígenas de Gurupi, que reúne atletas indígenas de várias etnias do Tocantins. A proposta de inserir o evento na programação da UFT, foi a maneira que Wylker Saraiva, supervisor de educação física na educação infantil da SEMEG e também coordenador do evento, encontrou para conseguir proporcionar aos alunos essa vivência. “Os jogos contaram com essa importante parceria. A Direção do campus da UFT em Gurupi já tinha essa proposta dos jogos indígenas e veio ao encontro com o que estávamos planejando para esse ano. Então resolvemos dar as mãos e realizar essa vivência de mãos dadas. E foi muito proveitoso. Nós aproveitamos o espaço com nossos alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer um indígena de perto, de observar a prática esportiva, de entrar nas brincadeiras e até de receber a pintura, que para os povos é um marco da tradição indígena. Sem dúvidas, essa foi uma experiência gratificante e que todos vamos levar em nossos corações”, disse.

Para vivenciar esse momento foram escolhidos alunos da Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim. Cerca de 20 estuantes entre 7 e 9 anos de idade, puderam participar de uma oficina de pintura corporal ministrada pela indígena Marília, da etnia Krahô, e ainda de brincadeiras como arco e flecha e cabo de força. Para Dayane Tavares, diretora da Escola, esse foi um momento que vai ficar na memória afetiva dos alunos. “Participar dos Jogos Municipais dos Povos Originários foi muito gratificante para os nossos alunos da Escola. Vivenciar na prática essa experiência com pinturas, danças, jogos, enriqueceu os conhecimentos das crianças sobre a cultura indígena”, disse.

Segundo o secretário municipal da educação, professor Davi Abrantes, a realização dos jogos é importante para dar visibilidade a cultura indígena. “Essa é uma oportunidade da comunidade não indígena, representada pelos nossos alunos, de conhecer mais sobre essa cultura. A integração dos jogos indígenas e os jogos municipais vem mostrar que a escola, a universidade é o melhor ambiente onde esses conteúdos são tratados, discutidos, analisados e vivenciados pelos nossos alunos ampliando o universo de conhecimento. A proposta é que no ano que vem, os jogos incluam todos os alunos da rede em uma competição”, disse.