Tecnologia e Inovação|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

O final de semana em Gurupi está sendo de muita criatividade e inovação. Isso porque iniciou nesta sexta-feira, 05, e segue até domingo, 07, a 11ª edição da maratona de ideias – Ideathon Inova Gurupi, no Campus I da Universidade de Gurupi – UnirG. O evento conta com a participação de alunos do ensino médio, de cursos técnicos e universitários da cidade e propõe a criação de soluções inovadoras em diversas áreas. A prefeita Josi Nunes participou do evento e enalteceu a iniciativa de estimular jovens empreendedores.

O Ideathon tem a missão de estimular as mentes criativas e inovadoras dos jovens da cidade para criarem soluções inovadoras nas áreas da Saúde, Educação, E-gov e Cidade Inteligente. O evento é promovido pelo programa Inova Gurupi, criado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, e faz parte do Plano Plurianual (PPA) de Gurupi, como ação do plano de inovação do município.

A prefeita Josi Nunes participou da abertura do evento e reforçou a importância de promover ações inovadoras como o Ideathon. “Aqui, nossos estudantes estão se debruçando sobre temas importantes da nossa realidade, procurando encontrar soluções inovadoras para problemas reais que temos na sociedade. Através do Ideathon, já temos implementadas em Gurupi startups que são casos de sucesso e que surgiram exatamente para resolver problemas da nossa sociedade, ou seja, ideias que viraram negócio e já estão gerando emprego e renda”, afirmou.

A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Talita Pereira, destacou que o foco é despertar a conscientização de que a própria comunidade pode tomar iniciativa de resolver problemas locais, não deixando apenas para os governantes. “Temos muitos problemas para serem solucionados e nem sempre o poder público sozinho consegue resolver sem a ajuda da comunidade, então precisamos desse envolvimento e nada melhor do que usarmos nossos jovens, adolescentes, universitários e empreendedores da nossa cidade para efetivarmos soluções para nossos problemas”, disse.

A Coordenadora do programa Inova Gurupi, professora Adriana Terra, citou que o evento é uma excelente oportunidade de desenvolver um negócio inovador e abrir um CNPJ, sem contar que a novidade para esta edição é a presença de um grupo investidor para uma rodada de negócios. “Um diferencial desse Ideathon é o Instituto Anexo, que só investe financeiramente em ideias inovadoras e startups, que vai fazer a primeira rodada de negócios de Gurupi. Então, nossas startups serão ouvidas para que o Instituto verifique se alguns deles possam receber aporte financeiro para desenvolver algum produto ou serviço. É o ápice dessa cultura que estamos implantando ao longo desses 9 anos pelo programa Inova Gurupi”, enfatizou.

Palestras

O evento também conta com palestras. Um dos palestrantes é o Engenheiro de Controle e Automação e Mestre em Tecnologia de Processos Sustentáveis, Calebe Abrenhosa, do Instituto Anexo. Outra palestrante do evento foi a Mauriliane Pessinoti, desenvolvedora da Área do Ensino de Inglês da empresa My Robot. Ela apresentou um caso de sucesso na abertura do evento, que trata-se de uma metodologia inovadora de ensino da língua inglesa por meio de um robô com inteligência artificial.

“Ficamos muito felizes pela oportunidade de apresentarmos nossa metodologia aqui no Ideathon. Estamos apresentando pela primeira vez em uma universidade, e isso vai fazer com que possamos criar novas parcerias e ampliar a divulgação desse serviço, até porque todo mundo precisa de inglês, e nossa metodologia é uma possibilidade inovadora que existe em Gurupi”, disse Mauriliane Pessinoti.

Oportunidade

Quem está participando do Ideathon acredita ser uma grande oportunidade para se tornar um empreendedor de sucesso. O Gabriel Zuffo, 18 anos, acadêmico de administração da Universidade de Gurupi – UnirG, não pensou duas vezes em fazer sua inscrição. “Quando anunciaram o evento na nossa sala foi algo que me impressionou e me deu muita vontade de fazer parte e de apresentar meu projeto. Creio que será muito bom, pois tenho sonho de me tornar empresário e ter meu próprio negócio. É uma grande oportunidade e será uma grande experiência e um grande passo na minha vida e de todos que sonham ser um empresário”, relatou o estudante.

Ideathon

O ideathon é um evento criado para gerar ideias inovadoras. Ele reúne um grupo de pessoas com diferentes habilidades e conhecimentos para trabalhar juntas em desafios específicos. O desafio é de 36 horas e ocorre em cinco etapas: Imersão, Análise e Síntese, Ideação, Prototipação e Pitch.

Na Imersão – As equipes se aproximam do contexto do problema sob diferentes pontos de vista através de pesquisas e levantamento de dados. Na etapa de Análise e síntese – é o momento de analisar e organizar as informações coletadas. Assim é possível obter padrões e criar desafios que auxiliem na compreensão do problema. Na Ideação – o objetivo é a geração de ideias inovadoras para o tema do projeto. Para isso, são utilizadas ferramentas como brainstorming. Prototipação – É o momento de tirar as ideias do “papel”. O protótipo ajuda na validação das ideias geradas. Neste momento são enviados vídeos e imagens do protótipo aos jurados. Pitch – O “gran finale” onde os participantes devem apresentar em 3 minutos seu projeto para a banca de jurados.