Gabinete|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Nesta sexta-feira, 05, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, prestigiou a 2ª edição dos Jogos Indígenas de Gurupi, no Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), organizadora do evento. A competição que contou com a parceria da Prefeitura de Gurupi reuniu mais de 200 pessoas indígenas e não-indígenas do Tocantins e de outros Estados durante três dias de programação esportiva e cultural.

Os Jogos Indígenas de Gurupi envolvem competições esportivas nas modalidades arco e flecha; cabo de guerra; corrida de tora, combate corporal e futebol society. Além disso, teve programação cultural com apresentações, danças, pintura corporal e artesanato.

Para a prefeita Josi Nunes, o evento é uma grande oportunidade para troca de experiências, interação entre os competidores, as etnias e a comunidade. “Um grande evento que enaltece nossa riqueza cultural e valoriza os povos tradicionais e indígenas. A Prefeitura é parceira e fiz questão de vir prestigiar e parabenizar pelo evento, nossa gestão está aberta para somar forças na elaboração de eventos que engrandeçam nossa cidade e região”, comentou.

Além das trocas de experiências e interações, os competidores também receberam premiações somadas em R$ 6.000,00 (seis mil reais), divididos em 1º, 2º e 3º Lugar, além de medalhas, troféus e certificados de participação nas atividades realizadas pela universidade.

Diversidade Cultural

A iniciativa da UFT busca valorizar a diversidade cultural e incentivar a inclusão social, pois o evento serve como uma oportunidade para a comunidade acadêmica e a população em geral conhecerem de perto a riqueza e a complexidade da cultura indígena, e amplia os espaços da universidade na construção de uma sociedade mais plural e respeitosa com as diferenças.

Presenças

Além da prefeita Josi Nunes, o evento também contou com a presença do Reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato; da Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Extraordinários, Maria Santana; da secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria; do superintendente de Estado dos Esportes e Juventude, Atos Gomes, do secretário municipal de Juventude e Esportes, Sérgio Marques; da reitora da UnirG, Sara Falcão; e do vereador Elvan Leão.

Com informações da Assessoria de Imprensa da UFT/Campus Gurupi.