Assistência Social, Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Na manhã desta sexta-feira, 26, moradores do Projeto de Assentamento (P.A) Vale Verde receberam no Posto de Saúde local, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e da Secretaria Municipal de Saúde que realizaram um mutirão de atendimentos.

Foto Divulgação

A ação organizada pela Prefeitura de Gurupi teve o objetivo de alcançar o maior número possível de pessoas da zona rural que vivem na região do Vale Verde. Esta é a segunda atividade realizada neste primeiro semestre do ano, anteriormente o povoado do Trevo Praia também recebeu as equipes durante outro mutirão de atendimentos.

Foto Divulgação

“Fiquei muito satisfeito com a ação da prefeitura aqui no Vale Verde! Aproveitei para vacinar contra tétano e gripe. Atualizei meu cartão de vacina, trouxe meus cachorrinhos e ainda aproveitei para tomar um café da manhã aqui com a turma! A prefeita Josi Nunes está de parabéns”, disse seu Deuseni Silva, morador do Vale Verde.

Foto Divulgação

Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde realizaram: exames de citologia, atendimentos odontológicos com entrega de kits de odontologia para crianças, atualização do cartão de vacina com todas as vacinas de rotina, incluindo as doses dos imunizantes contra a gripe. Já o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) participou com a castração de cães e gatos e a disponibilização de testes de calazar.

Foto Divulgação

“Hoje realizamos uma série de atendimentos que sempre são muito necessários para zona rural. Demos um reforço aos atendimentos que geralmente acontecem no posto de saúde local. Só o CCZ conseguiu atender cerca de 30 animais, e a imunização e a enfermagem realizaram cerca de 50 atendimentos. Isso, sem falar nos atendimentos odontológicos e do acompanhamento do Bolsa Família que também é realizado por nós e acolheu muitas pessoas hoje. Então, mais uma vez nosso saldo foi muito positivo na captação e atendimento na zona rural”, ressaltou o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.

Foto Divulgação

Já entre os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania estavam: a inclusão e atualização do CadÚnico, acesso aos atendimentos de assistente social e psicólogos. Houve ainda uma breve apresentação dos programas sociais disponíveis no CadÚnico, explicando quem tem direito e como ter acesso. Todos os atendimentos foram gratuitos totalizando mais de 100 atendimentos realizados somente durante a ação.

Foto Divulgação

“A Secretaria de Assistência Social e Cidadania tem realizado inúmeras ações durante estes mutirões da prefeitura. Nosso foco é levar cidadania aos quatro cantos de Gurupi e a zona rural, por conta da distância tem toda uma atenção especial. Hoje, os moradores do Vale Verde tiveram dados e informações coletadas com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes na área, para que possamos dar um reforço maior para os que necessitam da nossa ação”, frisou a secretária de ação social e cidadania, Luana Nunes.