Educação|

Compartilhe:

Por Fabíola Sélis- Ascom SEMEG

Fotos: Mai-kito Santos

 

Para falar sobre a saúde mental do professor, a Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal da Educação realizou nesta sexta-feira, 26, uma roda de conversa no estilo “Talk Show”, com a participação ativa dos professores da rede municipal de ensino, da educação infantil. A proposta surgiu da necessidade de oportunizar um momento de escuta e fala dos profissionais que tem atuado em sala de aula, sendo orientados por dois psicólogos (especialistas) em tempo real.


O evento aconteceu na quadra da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Sousa e reuniu aproximadamente 300 professores. A ação faz parte do projeto Dia D da Educação Infantil, que tem como proposta trazer discussões de temas sensíveis à área e formações assertivas com os professores que atuam com alunos da educação infantil na faixa etária de 1 a 5 anos de idade.

“O projeto está focado em momentos que podemos trazer informações, conhecimento e também acolhimento, fortalecendo os laços da gestão com os profissionais. Esse formato de hoje, permite que o professor se expresse de forma espontânea, além de trazer a provocação de pensar sobre sua autorresponsabilidade com a própria saúde mental e ao mesmo tempo conseguir desabafar sobre suas dores e perspectivas, sendo orientados por especialistas”, disse Marquília Resplandes, diretora da gestão pedagógica da SEMEG.

Essa edição do dia D da educação fez a professora Zenilda Miranda, que já tem 19 anos de carreira, ficar entusiasmada com a nova proposta: de ser ouvida. Ela está há três anos atuando em sala da aula, no Instituto Beneficente Irmã Dulce e fez questão de compartilhar e participar da conversa, no palco. “Quando eu vi esse tema, saúde mental, eu já fiquei maravilhada e ansiosa em participar. Trazer o tema é dessa forma onde podemos falar, é um olhar diferenciado da SEMEG com o professor, sala está se preocupando com o emocional do professor. É isso é importante, porque se o emocional do professor não está bem, nada vai estar bem em sala de aula. E parabenizo a SEMEG por oportunizar esse momento. É que tenham mais oportunidades, dentro das escolas também”, disse.

A iniciativa marcou um momento único e inovador na educação municipal. Essa é a primeira vez que é realizada uma roda de conversa em que o professor é protagonista e tem lugar de fala , para expor suas angústias, dores e experiências. Para o secretário municipal da educação, professor Davi Abrantes, esse momento foi oportuno diante de tudo que vivemos nos últimos anos, com a pandemia. O que realizamos aqui hoje enchem nossos corações de alegria. Despidos de qualquer barreira, rompemos tabus, lançamos fora momentos ruins, esvaziamos as bagagens pesadas e encontramos aqui o apoio e orientação dos especialistas, para tornar a caminhada melhor. A trajetória de um professor com sua dedicação, amor a profissão e aos alunos, não pode ser apagada por um momento difícil, enfrentado pelo profissional, inclusive na área da saude mental. Aqui nos acolhemos, vivenciamos um momento incrível de trocas, conseguimos colocar cada um de nós como protagonistas de nossas histórias. Fazendo valer o tema, entendemos como e principalmente, o que precisamos todos fazer quando o assunto é saúde mental”, disse.

Comments are closed.

Close Search Window