Desenv. Econômico, Tecnologia e Inovação|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Com o objetivo de mostrar que Gurupi desponta na economia do conhecimento e apresentar o potencial da cidade nas áreas do empreendedorismo e da inovação, a Prefeitura de Gurupi está com um estande na 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023). No local, startups e projetos implementados pela carteira do Centro de Desenvolvimento Regional do Sul do Tocantins (CDR Sul) mostram soluções inovadoras que surgiram para contribuir com o desenvolvimento local e regional.

O estande é encabeçado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Programa Inova Gurupi, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e pela Secretaria Municipal de Comunicação, e conta com o apoio das universidades UnirG, UFT e IFTO. Nele, os visitantes conhecem sobre projetos da carteira CDR Sul e startups que trazem soluções não só para a agricultura, mas também outras áreas como piscicultura, alimentação e saúde.

A prefeita Josi Nunes esteve no estande nesta quinta-feira, 18, e ficou entusiasmada com os trabalhos apresentados e a visibilidade alcançada no evento. “Gurupi é o município do Tocantins com maior maturidade na área de inovação, tecnologia e empreendedorismo. Nossa cidade produz e exporta conhecimento, tecnologia e inovação. Gurupi está desenvolvendo uma cultura empreendedora e hoje os nossos empreendedores estão unidos com as universidades, com a gestão municipal, e a classe produtiva. Essa união está produzindo muitos negócios”, destacou.

A secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Talita Ferreira, que também é expositora no local, destacou que a experiência tem sido gratificante. “O estande da Prefeitura é um dos poucos municípios que estão mostrando seu potencial aqui na Agrotins. Nossas Startups são modelos que tem ideias inovadoras e mostram na prática soluções para o Tocantins. Isso é uma forma de trazer essas ideias para serem visualizadas por toda a comunidade do Tocantins e de outros estados que estão aqui”, disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, afirmou que o estande da Prefeitura reforça o trabalho que a gestão municipal tem feito na área do empreendedorismo. “A nossa presença aqui significa muito, em termos de divulgação do trabalho da gestão, principalmente quando se fala de empreendedorismo e de integração dos segmentos empresarial, público e academia. Aqui, ressaltamos o quanto Gurupi desponta como a capital do conhecimento”, enfatizou.

Uma das startups gurupienses presentes na Agrotins é a Nova Planta, que realiza a produção de mudas em biofábrica, utilizando da biotecnologia da micropropagação in vitro. “Estamos aqui com o apoio da Prefeitura, da incubadora Inovo, que é fruto do programa Inova Gurupi. Esse apoio tem sido fundamental para o crescimento da empresa, desde o início. Estamos nos consolidando no mercado muito graças a esse incentivo da Prefeitura. Somos a única biofábrica no Tocantins, e aqui na Agrotins estamos ampliando nossa clientela no estado”, disse o acadêmico de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFT e CEO da empresa, Rodrigo Cordeiro.

Outra empreendedora presente no estande é a Marise Suzuki, proprietária da Ikigai, empresa que atua na produção, abate de peixes e desenvolvimento de produtos à base de pescado. Para ela, o saldo da participação no estande da prefeitura foi positivo. “É um prazer muito grande por causa da visibilidade, pois só pelo fato de estarmos no estande da Prefeitura automaticamente os visitantes já veem nossa empresa com mais confiança e credibilidade. Está sendo uma bela vitrine para mostrarmos nosso produto. Gurupi é uma das poucas prefeituras que está aqui, isso chama a atenção das pessoas e mostra o que a cidade está fazendo”, relatou.

O estande recebeu inúmeras visitas como empresários, prefeitos, deputados, produtores rurais, e chamou a atenção para o que a cidade de Gurupi vem produzindo na área do conhecimento. “Muito interessante um estande de Prefeitura com tantas novidades aqui na Agrotins, fiquei surpreso ao ver que o poder público abraça a causa dos empreendedores em Gurupi”, disse o estudante Marcelo Magalhães, um dos visitantes do estande.

Empreendedorismo Inovador da Prefeitura de Gurupi na Agrotins

Gurupi: Território da Economia do Conhecimento

Projetos da Carteira CDR Sul

• Economia Solidária e Cooperação: construindo estratégias para inclusão produtiva das mulheres agroextrativistas da Comunidade Pontinha, município de Dianópolis (TO);
  • Seleção de linhagens de feijão-caupi voltadas para agricultura familiar;
  • Plantas alimentícias não convencionais e flores comestíveis no Sul do Tocantins: resgate histórico, produção e apresentação à população;
  • Implantação de uma Produção de Orquídeas Comerciais em Larga Escala para Abastecimento de Gurupi e região Sul do Tocantins.

Startups

• Ikigai Piscicultura Sustentável– Criação, testagem e validação de tecnologia para o aumento da produtividade no cultivo do peixe, focando nos impactos socioambientais.
  • Nova Planta– Realiza a produção de mudas com produção na biofábrica, utilizando da biotecnologia da micropropagação in vitro.
  • Badu-Kombucha– Produção de chá verde e low carb, baixo teor em açúcar, parece uma bebida doce, com sabor levemente ácido e o aspecto gaseificado.