AMTT|

Por: Heliana Oliveira

Fotos: Lino Vargas

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) é parceira da campanha estadual Maio Amarelo, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que neste ano vem com o tema: “no trânsito, escolha a vida”.

A campanha está na 10ª edição e foi criada para sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

O presidente da AMTT, Eduardo Machado, destaca que a campanha Maio Amarelo é fundamental para orientar pedestres e condutores de veículos sobre a prevenção de acidentes.

Eduardo Machado afirma que as ações de orientação e prevenção ocorrem durante todo o ano e não apenas no mês de maio. Segundo o Presidente, a AMTT tem uma enorme preocupação em trabalhar orientação com as crianças porque elas são agentes de transformação cultural. Esse trabalho envolve palestras educativas nas escolas.

O presidente da AMTT comentou ainda que a população precisa estar consciente de que é parte responsável do trânsito, que cada um tenha atenção para evitar acidentes, lembrando que hoje os maiores fatores de acidentes de trânsito são a imprudência, a pressa e a distração, muitas vezes em razão do celular.

O presidente da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Gurupi, Romildo Santos, comentou que o tema da campanha visa chamar a responsabilidade do trânsito para cada um e que todos os órgãos devem se unir para buscar soluções para conter a violência no trânsito.

“O trânsito de Gurupi pede socorro. Precisamos de ações para reduzir os números de acidentes no trânsito. A maior incidência de acidentes é causada pela imprudência e falta de conhecimento das normas de trânsito”, enfatizou.

Durante a abertura da campanha realizada na manhã desta terça-feira, 08, a Ciretran apresentou números sobre o trânsito. Em 2022, foram registrados no Tocantins, 4.865 acidentes, e somente nestes primeiros meses de 2023, já somam 959 acidentes.

Conforme a Ciretran, em 2022 foram registradas 543 mortes no trânsito no Estado, enquanto nestes primeiros meses de 2023, 101 pessoas perderam a vida em acidentes. Entre as vítimas, a faixa etária mais atingida é entre 20 e 39 anos.

Em Gurupi acidentes com vítimas foram 330, sendo que 07 pessoas morreram.

A campanha Maio Amarelo vai percorrer escolas e empresas com palestras durante todo o mês.