Assistência Social|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Nesta quarta-feira, 10, idosos de Gurupi participaram de uma programação recheada de atividades, com muita música, dança e descontração, durante o 1º Encontro do Grupo Conviver, realizado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, no Uniclube. Aniversariante do dia, a prefeita Josi Nunes fez questão de participar do evento para comemorar a data especial junto com os idosos.

Idosos de vários setores da cidade que são assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF), desenvolvidos nos CRAS Nezinho Guida, Vila Nova e Alice Barbosa da Cruz, participaram do Encontro. Foram realizadas diversas atividades com o objetivo de promover a socialização, troca de experiências, mais saúde, e bem-estar físico, social e emocional.

Dentro da programação, foi realizado o tradicional “Forró dos Idosos”, atendendo ao pedido dos idosos do município, com música ao vivo e muita dança. Além disso, foi realizado sorteio de brindes, entrega de mudas nativas do Viveiro Municipal de Gurupi, atendimentos de saúde como aferição de pressão e testes de glicemia, apresentações artísticas com o Coral dos Idosos dos CRAS, além de dinâmicas e atividades físicas com o Projeto Vida Saudável. Também foram servidos café da manhã e almoço.

A prefeita Josi Nunes, que completa aniversário nesta quarta-feira, participou do evento com muito entusiasmo e destacou que a sua alegria foi em dobro. “Estou feliz em dose dupla, porque completo aniversário hoje e poder comemorar aqui neste encontro, no Forró dos Idosos, é muito gratificante.  As pessoas dessa idade já trabalharam tanto na vida, cuidaram da família, e agora precisam de momentos de alegria e de festa. Os idosos têm um atendimento especial na nossa gestão e por isso fazemos questão de promover eventos como este”, disse.

A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Luana Nunes, explicou que a iniciativa do Encontro surgiu para atender o pedido dos idosos pela realização do “Forró dos Idosos”, e que o evento será constante. “Era um pedido dos idosos que a gente retornasse com o forró, então promovemos esse encontro, que não se restringe apenas à música, mas é uma manhã que vamos realizar mensalmente onde temos toda uma interação com várias ações que são feitas desde palestras, brindes, atividades físicas, tudo para promovermos essa convivência e integração com os idosos”, afirmou.

Como não poderia ser diferente, os idosos esbanjaram energia e contagiaram o evento com sua alegria. A aposentada Maria das Graças Batista dos Santos, de 68 anos, moradora do setor Industrial, curtiu a programação. “Nossa, eu amei estar aqui, dancei muito, há muito tempo não me divertia como hoje”, relatou. A também aposentada Maria Lurdes Morais, 69 anos, moradora do Jardim Sevilha, também aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Há muitos anos não tínhamos um evento como esse, então agradecemos a Prefeitura de Gurupi e a Prefeita Josi Nunes por atender nosso pedido e fazer esse evento maravilhoso”, disse.