Geral, Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus
Foto Divulgação
Realizada entre os dias 30 e 31 de maio, a 10ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins conta com stand voltado às 18 cidades da região de saúde da Ilha do Bananal. O espaço é liderado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e visa mostrar projetos e políticas públicas que estes municípios realizam dentro da esfera do SUS – Sistema Único de Saúde pública do Brasil, como também fazer uma exposição de produtos culturais, artesanatos, bebidas e comidas típicas da região de saúde.

Foto Divulgação

A conferência está sendo realizada no Parque do Povo, em Palmas e é uma importante ação para promover o diálogo entre governos federal, estadual, sociedade e as secretarias municipais de saúde. Ela ocorre de 4 em 4 anos, e agora em 2023 tem como tema: ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia’. Representando Gurupi participam do evento a gerente de acompanhamento e avaliação da atenção básica, Ray Marilen, o secretário municipal de saúde Sinvaldo Moraes e delegados (as) representando o conselho municipal de saúde, usuários, trabalhadores da saúde, prestadores e gestão.

O secretário municipal de saúde de Gurupi, Sinvaldo Moraes, no stand da regional da Ilha do Bananal./ Foto Divulgação

“Estamos com esta responsabilidade de liderar a região da Ilha do Bananal, neste evento que é tão importante para todo estado e até para o Brasil! Juntos iremos representar a nossa região e a partir de aí elaborar propostas e diretrizes que possam trazer melhorias para nossos serviços oferecidos no SUS. No final, a gente junta as nossas propostas com as demais do estado e o que for de melhor deverá ser incorporado na elaboração do Plano Plurianual de Saúde do governo Federal e Estadual de Saúde que é o foco deste evento”, explicou o secretário municipal de saúde de Gurupi, Sinvaldo Moraes.

A gerente de acompanhamento e avaliação da atenção básica, Ray Marilen, representante de Gurupi./ Foto Divulgação

A Conferência Estadual contará com delegados eleitos nas Conferências Municipais e será a etapa de definições das propostas do Tocantins, a serem apresentadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde que será realizada em Brasília, no período de 02 a 05 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional (CNS) e Ministério da Saúde (MS).