Geral, Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Realizado nesta quarta-feira, 31, o projeto Saúde em Ação da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, contabilizou mais de 200 atendimentos no povoado Trevo da Praia. As atividades foram organizadas na Unidade Básica de Saúde local e envolveram: atualização do cartão de vacina; atendimentos de enfermagem; atendimentos odontológicos com orientações, palestras e entrega de kits; acompanhamento do programa Bolsa Família; exames de citologia; consultas médicas e ações do Programa Saúde na Escola (PSE) na Escola Municipal de Tempo Integral Benevenuto Alves Moreira.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Foto Lino Vargas – Secom GurupiUma das ações que chamou a atenção foi a quantidade de pessoas que apareceram para atualizar o cartão de vacina. Foram mais de 130. A dona de casa Sirlene Barros, aproveitou para tomar a vacina e realizar uma série de atendimentos.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Estas ações são muito importantes e a gente aqui da zona rural precisa muito! É uma área muito afastada da cidade, então para realizar alguns atendimentos precisamos nos deslocar grandes distâncias. Eu vacinei, fiz uma consulta médica e ainda atualizei meus dados do CadÚnico”, disse ela, muito satisfeita.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Também houve durante a ação, a busca ativa de pacientes impossibilitados de deslocamento, por meio de visita domiciliar.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Uma senhora precisava de atendimento e não pôde ir até a ação, mas nós levamos a ação até ela. Deslocamos uma equipe com médico, enfermeira, agente comunitário de saúde e vacinadora que realizou um atendimento domiciliar completo. Estamos vindo até a zona rural, justamente para isso, para chegar até os pacientes que têm dificuldade para acessar normalmente os serviços da Atenção Básica. Estamos satisfeitos com os resultados desta 2ª edição do projeto”, explicou Cejany Rodrigues, diretora de atenção básica e vigilância em saúde da secretaria municipal de saúde de Gurupi.