Desenv. Econômico, Meio Ambiente|

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

Começa neste sábado, 03, a programação da Semana do Meio Ambiente realizada pela Prefeitura Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. Com o tema “Soluções para a poluição plástica”, as ações seguem até o dia 07 e visam ampliar a conscientização para combater a poluição causada pelo plástico.

“Nós vamos estar realizando palestras em escolas do município e também promovendo ações que levem conscientização sobre os riscos deste tipo de poluição e também sobre a preservação e conservação do meio ambiente como um todo”, frisou o diretor de Meio Ambiente de Gurupi, Diego Rocha.

A programação inicia com uma palestra educativa com o tema “Soluções para a poluição plástica”, que será ministrada a partir das 07 horas, para os estudantes do Instituto Presbiteriano Araguaia, localizado na Rua 06 entre as Av. Goiás e Maranhão.

Já na segunda-feira, 05, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá a abertura oficial da programação e a apresentação do Projeto Água nas escolas do Comitê de Bacias  Hidrográficas do Rio Santo Antônio e Santa Tereza (CBHSAST). Esta ação acontecerá a partir das 8h30, na represa do futuro Parque da Nascente do Córrego Mutuca, que fica no Setor Residencial Daniela.

Na terça-feira, 06, será realizado um “Pit Stop Ambiental” em alusão a Semana do Meio Ambiente com distribuição de mudas e palestra educativa, a partir das 14 horas, no Parque Mutuca.

Parque Mutuca de Gurupi – Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

E fechando a programação, na quarta-feira, 07, acontece uma sessão de cinema especial, onde alunos dos 4º anos das escolas municipais de Gurupi irão assistir a um filme educativo com temática ambiental, a partir das 14 horas, no Cinema Cine X, que fica no Shopping Araguaia.

Entre os parceiros da Semana do Meio Ambiente de Gurupi estão: Energisa, Ecovias Araguaia, Fazendão Agronegócio, Secretaria Municipal de Educação, Cinema Cine X, BRK Ambiental, Escola Estadual Cívico Militar Hercília de Carvalho da Silva, Instituto Presbiteriano Araguaia, Comité de Bacias Hidrográficas do Rio Santo Antônio e Santa Tereza (CBHSAST).

Tema Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 2023 o tema se concentrará em soluções para a poluição plástica com o mote #CombataAPoluiçãoPlástica.

Segundo dados da ONU, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas todos os anos, metade das quais é projetada para ser usada apenas uma vez. Desse total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que de 19 a 23 milhões de toneladas acabem em lagos, rios e mares. Atualmente, o plástico entope nossos aterros sanitários, vaza para o oceano e é transformado em fumaça tóxica, o que o torna uma das maiores ameaças ao planeta.