Cultura e Turismo|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A XXII edição do tradicional Arraiá da Amizade, uma das maiores festas juninas do Tocantins, foi aberta na noite desta sexta-feira, 30, pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). O Centro Cultural Mauro Cunha ficou lotado de pessoas que foram prestigiar e se divertir com a programação recheada de apresentações, disputas por premiações e shows com os artistas regionais Mário Souza, Luciana Lucena e Skema do Brasil.

A abertura contou com apresentações das juninas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Gurupi e dos idosos assistidos por projetos da Secult, que encantaram o público com muito carisma, simpatia e energia. A novidade para esta edição foi também a participação da junina dos servidores da Prefeitura, encabeçada pela prefeita Josi Nunes, que foi caracterizada de noiva para mostrar todo seu envolvimento e entusiasmo com a festa e abrir oficialmente o evento.

“É um grande prazer manter mais uma festa tradicional da nossa cidade, que é o Arraiá da Amizade. Eu estou muito empolgada com esse evento e estava esperando muito por ele. Nós preparamos tudo com muito amor e carinho e esperamos que todos gostem, que tenha muita alegria e emoção. Hoje foi só o primeiro dia, neste sábado tem mais, espero que todos venham”, afirmou a prefeita Josi Nunes.

Prefeita Josi Nunes puxa a fila na apresentação dos servidores da Prefeitura. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Disputas

A noite também contou com muita disputa pelas premiações da Rainha do Arraiá, Rainha Mirim e Casal de Noivos. Todos os participantes mostraram muita criatividade, desenvoltura e figurinos diversificados para cativar os jurados e animar a torcida.

Os vencedores foram anunciados no palco logo após a apuração dos jurados e receberam premiação em dinheiro. A Rainha Mirim foi a Lara Sofia, de 8 anos, que representou a junina Tradição Matuta e levou para casa a premiação de R$ 1.500,00. O casal de noivos escolhido pelos jurados foram Vitória Alves e Douglas Freitas, que representam a junina Império Nordestina, e receberam R$ 2.000,00.

O casal destacou a alegria de vencer a disputa após meses de preparação. “Uma emoção muito grande representar a junina Império Nordestina, só quem ama o São João sabe o quanto isso é importante para nós, foi tudo muito lindo”, relatou Vitória Alves. “Quero agradecer a todos que acreditaram em nós, estamos trabalhando nessa apresentação há anos e agora poder comemorar essa vitória não tem preço”, disse Freitas.

Por fim, a tão esperada Rainha do Arraiá foi anunciada. Layanne Cristine, da Império Nordestina, que recebeu R$ 1.500,00 em premiação. Ela trouxe em sua apresentação um figurino diferenciado para representar a “Lendária Incendiária Boitatá” que, segundo o folclore brasileiro, era uma serpente de fogo que protegia os campos dos homens que promoviam incêndios criminosos.

A Rainha falou sobre sua conquista e sobre a temática escolhida para sua apresentação. “Nossa junina escolheu o tema ‘Olhos da Terra’ e representei em minha apresentação o Boitatá com um figurino cheio de cores vibrantes e estou muito feliz com esse resultado, mas vamos esperar que neste sábado possamos ter sucesso também e conquistar o título geral”, afirmou.

Público aprova

Quem prestigiou a primeira noite não se arrependeu. Tanto a estrutura como a programação foram elogiadas pelo público presente. O vendedor Kleber Nunes elogiou a organização. “Muito boa a festa, tranquila, organizada e com apresentações muito boas, com certeza amanhã estarei aqui novamente”, relatou.

Já a comerciante Andressa Reis relatou que é ótimo prestigiar um evento cultural com a família e amigos. “São João é tradição e a gente comemora todos os anos, seja no trabalho ou com a família e amigos, e o Arraiá da Amizade é uma ótima oportunidade para apreciar apresentações juninas, trouxe meus filhos e eles ficaram encantados”, disse.

Estrutura e parceiros

A estrutura proporcionada pela Prefeitura contou com arquibancada com capacidade para 1.200 pessoas, além de tablado para as apresentações, barracas de artesanato, tendas e praça de alimentação. A realização do evento contou com a parceria do Governo do Tocantins e da Câmara Municipal de Gurupi.

“Preparamos uma grande estrutura para mais uma bela festa em Gurupi. Que todos possam se divertir com muita segurança e tranquilidade. Queremos que este Arraiá da Amizade seja memorável e que a população de Gurupi e os visitantes de cidades vizinhas desfrutem de dois dias repletos de animação, música e dança”, destacou a secretária de Cultura e Turismo, Amanda Costa.

Shows

A Prefeitura de Gurupi também investiu em artistas regionais para abrilhantar o evento e valorizar os músicos locais. As bandas Mario Souza, Luciana Lucena e Skema do Brasil animaram a primeira noite do evento com muito forró, baião e outros estilos que remetem à tradição nordestina. Os cantores não deixaram o público ficar parado e proporcionaram momentos de muita dança, descontração e diversão para as pessoas presentes.

Sábado (01/07):

– Disputa da premiação das Quadrilhas Juninas (Dois grupos: Estilizadas e Escolares/Comunidade)

– Shows com Tok Geral, Deusa Pinheiro e Nailson Lima