Destaque|

Por Josy Donato-Secom Gurupi

Fotos: Gabriel Chagas-Secom Gurupi

A Escola Municipal Gilberto Resende Rocha esteve movimentada durante a manhã deste domingo, 06, com a 7ª edição do projeto Prefeitura nos Bairros, que desta vez aconteceu no setor Pedroso.

As diversas atividades do projeto atraíram de crianças a idosos com ações nas áreas da saúde, assistência social, esporte, cultura, lazer, empreendedorismo, assistência jurídica dentre outras. A prefeita Josi Nunes chegou às 08h no local, acompanhada dos secretários municipais, conversou com os moradores, visitou todos os serviços, entregou mudas de plantas para a comunidade e comentou sobre os projetos em andamento que irão beneficiar a população de Gurupi.

“ O Prefeitura nos Bairros é maravilhoso pois dessa forma eu posso conversar com os moradores, ouvir suas demandas e ouvir a comunidade é muito importante, e também mostrar o que estamos fazendo, por exemplo, estamos construindo aqui perto do Pedroso, que vai atender diversos bairros dessa região e de toda nossa Gurupi, a Estação da Cidadania, que será a maior praça de Gurupi e irá agregar diversos serviços para a comunidade, não só de lazer e esporte, mas também serviços culturais e sociais”, salientou a prefeita.

Serviços

Para as crianças muita diversão com um mini parquinho montado no pátio da escola, futebol, pinturas, contação de histórias, pipoca e algodão doce, sorteio de brinquedos e orientação sobre saúde bucal com entrega de kits de escovação dental.

Todas as secretarias estiveram presentes ofertando serviços diversos para a comunidade, desde atendimentos na área da beleza com cortes de cabelo (masculino e feminino) e designer de sobrancelhas, a serviços da área da saúde como vacinação, aferição de pressão, orientação sobre aleitamento materno em parceira com o Banco de Leite. A comunidade pode também receber orientações sobre o IPTU bem como imprimir boletos, atualizar o CadÚnico, fazer o pré-cadastro habitacional, consultar vagas e fazer matrículas na rede municipal de ensino.

Outros parceiros da Prefeitura no projeto estiveram presentes como o Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE-TO) ofertando serviço de assessoria Jurídica, o Sebrae por meio da sala do empreendedor com orientações, aberturas de MEI e impressão de boletos do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

Comunidade

A presidente da Associação de Moradores do Setor Pedroso, Luiza Nogueira de Souza, agradeceu a prefeita e falou sobre a importância da ação. “ Estamos tão felizes com a presença da prefeita e sua equipe, trazendo tantos serviços para atender a nossa comunidade, muitos têm dificuldade de se deslocarem até a prefeitura e aqui essas pessoas tiveram a oportunidade de receberem diversos tipos de atendimento”.

O vigilante Venâncio dos Santos Soares, de 63 anos, aproveitou a oportunidade para cortar o cabelo com a equipe do Centro de Integração e Promoção Humana de Gurupi. “ É muito bom uma ação dessa, a gente pode aproveitar para fazer diversas necessidades sem precisar se deslocar lá para o centro e ainda pode falar direto com a prefeita, solicitar algumas coisas para o nosso bairro, isso é muito bom”, comentou o vigilante.

A dona de casa Aleliane Barbosa, que adora plantas, estava toda feliz com as mudas que recebeu das mãos da prefeita Josi Nunes. “ São muitos serviços que a gente pode aproveitar e ainda pode levar umas mudinhas para casa, eu estou muito feliz”, disse toda sorridente.

Para o diretor da Escola Gilberto Resende Rocha, Arisomar dos Santos Souza, projetos como esse fazem com que a população se sintam mais próximas da gestão municipal. “ Quero parabenizar a prefeita por que essa ação traz os serviços para a comunidade, fazendo com que seja uma gestão mais humana e que se preocupa em vir até os moradores, também para ouvir suas demandas”.

O Projeto

O projeto “Prefeitura nos Bairros” tem como propósito levar os serviços e ações da Prefeitura para mais perto dos moradores, facilitando o acesso e promovendo a integração entre a administração pública e a comunidade local. A iniciativa visa proporcionar melhorias e benefícios diretos para os bairros da cidade, fortalecendo a participação cidadã e a construção coletiva de soluções para as demandas da população.