Destaque, Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Ao todo, 829 atendimentos foram realizados pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde durante a 7ª edição do Prefeitura nos Bairros, que desta vez foi realizado na Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha, no setor Pedroso. Os moradores receberam orientações de saúde bucal, entrega de kits odontológicos, acompanhamentos de saúde do Bolsa Família, vacinação, triagens de enfermagem, consultas médicas, castrações, testes de leishmaniose canina e orientações veterinárias.

“Moro aqui no setor e achei esta ação aqui muito boa para nós. Eu aproveitei e atualizei minhas vacinas, faltava a da influenza! Agora estou imunizada, mas ainda vou aproveitar para trazer meu gatinho para castração”, disse dona Ilza S., aposentada que chegou cedo ao local.

“Gente, este projeto tem como objetivo trazer uma série de serviços para vocês! E isso é muito importante porque traz ainda mais proximidade entre a Prefeitura de Gurupi e a comunidade! Tudo aqui hoje foi feito para atender vocês! São atendimentos de todas nossas secretarias. Ver isso aqui lotado e tanta gente sendo atendida nos deixa muito satisfeitos. Mais uma vez, a área da saúde, com todos nossos profissionais estão de parabéns! Outras secretarias também, porque trouxeram muitos benefícios para nossa população”, explicou a prefeita Josi Nunes.

Além disso, houve uma ação de conscientização relacionada ao Agosto Dourado, dando foco a importância do aleitamento materno e a escuta ativa da comunidade do bairro. Em relação à saúde, várias pessoas puderam ser orientadas e encaminhadas para outros atendimentos, na Unidade Básica de Saúde Pedroso.

“350 pessoas receberam orientações de higiene bucal, 250 crianças receberam kits odontológicos, isso fora as 20 consultas médicas, as 58 pessoas vacinadas e os atendimentos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que somaram 10 castrações, 15 testes de leishmaniose canina e 20 orientações clínicas veterinárias. Ou seja, um saldo extremamente positivo! Estamos levando cada vez mais serviços e nossa meta é atingir um número ainda maior nas próximas ações”, ressaltou Luana Nunes, secretária municipal de saúde.