Assistência Social, Destaque, Gabinete, Saúde|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Nesta sexta-feira, 25, a Prefeitura de Gurupi deu início ao Projeto “Gurupi pela Primeira Infância”, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos de idade. A Escola Municipal Professor Valnir de Souza Soares, no bairro Jardim Medeiros, foi a primeira unidade a receber as diversas atividades do projeto voltadas às crianças, pais e responsáveis.

O projeto é uma iniciativa da Prefeita de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio das demais Secretarias Municipais, e conta com a parceria do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO).

A secretária de Assistência Social e Cidadania de Gurupi, Cristina Donato, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento saudável das crianças. “É uma determinação da nossa prefeita Josi Nunes avançarmos nas políticas públicas voltadas às crianças, então esse projeto vem justamente para atender essa demanda, com o apoio das Secretarias Municipais e do CMDCA, além da parceria do TCE, estamos iniciando essa nova etapa para asseguramos mais saúde, acesso a educação e garantia dos direitos das crianças nessa fase inicial da vida”, afirmou.

Orientações sobre saúde bucal e entrega de kits de higiene bucal. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

No primeiro dia do projeto, foram realizadas várias ações durante toda a tarde para os alunos, do 1º ano, com faixa etária entre 4 e 6 anos, pais e responsáveis. Atividades recreativas com o projeto Vida Saudável e apresentações culturais com alunos dos cursos de música da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo abriram a programação.

Projeto Vida Saudável levou atividades recreativas às crianças. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Em seguida, a equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), da Polícia Militar, também se apresentou de forma lúdica, levando informações importantes sobre viver de maneira saudável longe do caminho das drogas e da violência. “A PM já desenvolve essa ações nas escolas com alunos até o ensino médio, porém, nessa faixa etária até aos 6 anos, é a principal fase para receberem essas informações, pois eles não esquecem nunca mais esses ensinamentos, é muito importante falar dessas problemáticas que a sociedade enfrenta para que eles saibam resistir e dizer não às drogas e violência, essas ações são fundamentais desde a primeira infância”, disse a coordenadora do Proerd, Capitã Shirley Albino.

Proerd foi parceiro da ação. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde também é parceria do evento e participou oferecendo: Vacinação para crianças com autorização dos responsáveis, Doses: DTP (tríplice), VOP (Poliomielite), Varicela e Febre Amarela; Avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC) e verificação dos sinais vitais; além de orientações sobre escovação e entrega dos kits de higiene bucal. Para os pais e responsáveis também teve vacinação, com doses disponíveis de: Bivalente Covid, Influenza, DT (Antitetânica), Febre Amarela e Hepatite B.

Palestra

Profissionais da Saúde também realizaram palestras sobre Doenças transmissíveis, Primeiros Socorros, Acidentes Domésticos, e a importância de acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). De forma dinâmica, passaram a mensagem às crianças e aos pais sobre esses cuidados com situações adversas e de urgência.

Por fim, a ação foi concluída com uma apresentação artística realizada por alunos da Escola Valnir de Souza Soares.

Apresentação artística com alunos da Escola Valnir Soares. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

A presidente do CMDCA, Adrielle Matias, enfatizou que as ações serão estendidas a todas as escolas municipais no decorrer do semestre, demonstrando o compromisso do Município com o bem-estar infantil. “É fundamental construir alicerces sólidos desde a primeira infância, e fico muito feliz em ver essa união de esforços resultar em um projeto tão amplo como este. Pois com isso, vamos levar aos quatro cantos da cidade atividades que envolvem as crianças e os pais, investindo na formação e segurança deste público desde os primeiros anos de vida”, relatou.

Os pais que participaram desta primeira edição do projeto aprovaram a iniciativa. A Carolina Rodrigues, mãe da aluna Giovanna Fonseca, enalteceu o projeto. “Muito boa essa ação, pois traz aos nossos filhos muitas atividades e informações importantes sobre várias áreas, participei da palestra junto com minha filha e aprendemos bastante”, disse.

Charles Wagner, pai do aluno Matheus Henrique, também ressaltou a importância do projeto para a educação do filho. “Isso aqui ajuda demais na formação dos nossos filhos, vi que meu filho gostou bastante das ações, e realmente foi uma tarde com muitas atividades realizadas aqui na escola, com certeza será fundamental para o crescimento saudável deles”, contou.

Cronograma

Na próxima semana, receberão o projeto Gurupi pela Primeira Infância as seguintes unidades: Escola Municipal José Pereira da Cruz (28/08); Escola Municipal Vila Nova (29/08); Escola Municipal Elizeu de Carvalho (30/08); e Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim (31/08). Nos meses de setembro a dezembro serão realizadas nas demais escolas.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi