Destaque, Geral, Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

A secretária de Saúde de Gurupi, Luana Nunes, realiza durante toda esta semana uma visita técnica às Unidades de Saúde da Família (USF). O objetivo é promover uma saúde mais humanizada com verificação da infraestrutura, identificação de possíveis falhas, as necessidades de melhorias, a manutenção e também estar perto dos servidores para ouvir as reivindicações e demais demandas.

Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

A Secretária realizou o mesmo tipo de vistoria nas sedes dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade, quando estava à frente da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Uma ação denominada como ‘raio x’ destas unidades.

Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

“Nosso objetivo com estas visitas é justamente conhecer as unidades e seus servidores e saber as demandas destes locais e da população que elas atendem. Cada unidade tem suas particularidades e suas demandas e para a gente atender todas, nós precisamos estar dentro delas. A nossa busca é para atender à solicitação tanto dos nossos servidores, quanto da nossa população para melhorar o nosso serviço. Agora é o primeiro levantamento, mas posteriormente estas visitas farão parte de nossa rotina sendo realizada adequadamente todos os meses”, explicou Luana Nunes, secretária Municipal de Saúde.

Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

A Secretária de Saúde realiza a ação acompanhada de uma equipe técnica composta pela chefe de Gabinete, Dani Prado, a diretora de Atenção Básica, Maria Auxiliadora da Paixão, e pelo diretor da Atenção Especializada, Ricardo Silva. Todas as 15 unidades irão receber a comitiva que sempre terá como foco a conversa com os servidores para melhorar a qualidade de trabalho deles.

Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

“Com a reforma aqui da UBS Pedroso teve uma melhoria muito grande, tanto para nós servidores, quanto para a população! Porque antes os problemas estruturais como infiltrações, poeira de paredes descascadas traziam muitas dificuldades para os atendimentos. Agora estamos com os problemas sanados. Hoje nossas paredes são laváveis, nossos ares condicionados foram trocados, estamos com computadores novos, tudo facilitando muito mais os atendimentos! Para a população é imensurável os benefícios com tudo novo e limpo. Então, esta atitude da secretária é muito boa! Esta ação foi aprovada por todos nossos servidores! Muito bom, assim qualquer demanda que surgir a gente pode sanar, antes que se torne um problema”, destacou Carlos Alberto Silva, enfermeiro da UFS Pedroso.

Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

Além disso, a comunidade presente nos locais também está sendo ouvida diretamente pela Secretária, buscando atender as reivindicações dos moradores de cada USF. A dona de casa Aline, usuária da USF Vila Nova está fazendo todo pré-natal na unidade e agradeceu a atenção e o trabalho realizado por lá.

“Estou terminando meu pré-natal e está muito bom! O atendimento está ótimo, só tenho que agradecer! Aqui tenho sido muito bem atendida. O lugar está bem tranquilo, climatizado e organizado. Gosto muito daqui e é uma USF de atendimento muito bom também. Agora é só esperar o Antony Gabriel nascer”, disse Aline Dias Campos, dona de casa.