Destaque, Saúde|

Karla Paz – Ascom Semus

Nesta terça-feira,29, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) promoveu uma reunião com a categoria da Enfermagem. O evento foi organizado para anunciar que todos trâmites legais e administrativos para pagamento da complementação do Piso Salarial para enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares da área, conforme Portaria GM/MS nº1135/2023, serão ainda nesta semana encaminhados para apreciação e aprovação da Câmara Municipal de Vereadores.

Foto Divulgação

Também foram discutidas algumas inconsistências encontradas durante o processo de repasse. O valor atualmente destinado pelo Ministério da Saúde (MS), de R$ 1.112.769,00,  não foi totalmente realizado para todos, devido essas incongruências.

Foto Divulgação

“Do valor que foi repassado identificamos situações como: servidores com numeração de documentos errados, como CPF, por exemplo; carga horária excedente as 79 horas exigidas; profissionais não cadastrados pelo MS; entre outros casos. Como medida de transparência da nossa gestão, reunimos todos, esclarecemos os casos e ratificamos que estaremos  junto à categoria para auxiliar no que for preciso para solução destas inconsistências”, explicou Luana Nunes, secretária de saúde de Gurupi.

Foto Divulgação

Ainda no evento, ficou definido que a Secretaria Municipal de Saúde notificará os servidores, no qual essas inconsistências de dados foram encontradas, para que haja correção.

“Todos os servidores serão chamados via notificação e haverá um cronograma de atendimento para cada um deles. É importante frisar que eles precisarão se dirigir imediatamente ao gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, para que a correção seja feita e para que nós possamos encaminhar os dados para o MS, para que eles também sejam devidamente pagos”, esclareceu Ricardo Silva, enfermeiro e diretor de Atenção Especializada da SEMUS.

Foto Divulgação

Representantes de conselhos e sindicatos ligados à saúde e aos servidores municipais, participaram do momento e registraram satisfação em relação ao diálogo promovido pela Prefeitura de Gurupi, para com a categoria da enfermagem.

“A reunião foi positiva, sanou várias dúvidas dos servidores, quanto ao recebimento do retroativo, quanto ao pagamento do piso, o complemento que vai vir para poder complementar o piso. Se entrava as outras verbas salariais como gratificações, foi informado que elas não vão entrar. Vai ser somente a diferença do salário base e vai ter esta complementação para atingir o piso.  Isso já é um grande ganho   para o servidor, que não vai ter minimizado nas suas outras parcelas salariais”, disse Lucinéia Barboza, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos e Municipais de Gurupi.

“Eu acho que é importante a Prefeitura de Gurupi está assim, tão próxima do servidor e esclarecendo e trazendo esta transparência, principalmente em um assunto que é tão relevante e importante e já gerou tanta discussão. Então, quanto mais esclarecido for, mais transparente for, vai ser melhor tanto para o servidor, quanto para prefeitura e para os sistema como um todo”, afirmou Francíscero Rocha, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Também estiveram presentes na reunião os vereadores Jair do Povo, Rodrigo Maciel, Ivanilson Marinho, Elvan Leão e André Caixeta.