Destaque, Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

O Grupo “De Bem com a Vida” da Unidade de Saúde da Família (USF) Sol Nascente é uma iniciativa da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e possui a missão de promover o bem-estar e a saúde de idosos a partir de 50 anos. O grupo é composto por profissionais dedicados, incluindo a fonoaudióloga Rosângela Luz, a fisioterapeuta Ivia Cavalcante e o educador físico Alvino Rodrigues, que se reúnem todas as quintas-feiras, das 8h às 9h da manhã em uma sala da USF para realizar as atividades.

Foto: Divulgação

“Estou muito feliz em participar do grupo! Trouxe muito mais alegria e mobilidade para mim! Melhorei bastante minha memória também”, disse dona Maria José, paciente da USF Sol Nascente que participa do grupo.

Foto: Divulgação

“O Grupo de Bem com a Vida da USF Sol Nascente é um exemplo inspirador de como profissionais de saúde podem marcar a diferença na vida dos idosos, promovendo a saúde de maneira holística e abordando tanto as necessidades físicas quanto as emocionais. Essa iniciativa é um verdadeiro tesouro para a comunidade, proporcionando um espaço onde os participantes podem envelhecer com dignidade, saúde e alegria”, destacou a prefeita Josi Nunes.

Foto: Divulgação

Além de cuidar da saúde física dos participantes, o Grupo de Bem com a Vida tem um compromisso especial com a saúde mental e emocional. Eles se envolvem ativamente nas campanhas do Sistema Único de Saúde (SUS), como o Setembro Amarelo, promovendo a conscientização sobre a importância da saúde mental e a prevenção do suicídio. Isso é vital, considerando os desafios emocionais que muitos idosos podem enfrentar.

Foto: Divulgação

“Nosso objetivo é realizar a estimulação cognitiva e as habilidades motoras. A fonoaudiologia e atividades motoras vem auxiliando diversos idosos, em suas capacidades de comunicação e interação. Nesse contexto, os fonoaudiólogos são decisivos na utilização destas técnicas e na proposta de atividades interativas que contribuem para o desenvolvimento intelectual e cognitivo. São atividades de memória, atenção, raciocínio lógico, compreensão, expressão, alguns exercícios de motricidade orofacial, parte de cabeça e pescoço, orientações em relação ao envelhecimento, a dificuldade de deglutição, o envelhecimento da voz e o envelhecimento da audição”, explicou a fonoaudióloga Rosângela Luz.

Foto: Divulgação

“Um dos aspectos mais notáveis desse grupo é o foco na socialização. Eles proporcionam um ambiente acolhedor e amigável, onde os participantes podem compartilhar experiências, fazer novas amizades e se sentir parte de uma comunidade atenciosa. Justamente o foco da nossa gestão que é oferecer este atendimento mais humanizado! Essa socialização é crucial para combater a solidão e fortalecer os laços interpessoais, contribuindo para uma vida mais plena e saudável para os idosos da nossa comunidade”, frisou Luana Nunes, secretária de Saúde de Gurupi.