Destaque, Infraestrutura|

Por Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Fotos: Lino Vargas

Imagens aéreas: Rafael Rafiuski

As obras na  Via da Integração Governador Siqueira Campos estão a todo vapor. A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, acompanhou, na manhã desta sexta-feira, 27, a aplicação do asfalto CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) no lado oeste do viaduto. A obra contempla nesta etapa duas pistas que medem um total de 3km, com 8,40 metros de largura, com duas faixas de rolamento e estacionamento, ciclovia, pista de caminhada, iluminação da pista de ciclovia, drenagem, iluminação em led da pista de rolamento e sinalização de trânsito.

“Estamos acompanhando o andamento desta obra que está recebendo o material de altíssima qualidade, o CBUQ, com espessura de 5 cm, que vai ter mais durabilidade. Estamos felizes porque essa é uma obra que vai proporcionar mais segurança, comodidade, vai melhorar o tráfego dos gurupienses”, destacou a Prefeita, completando que a obra deverá ser entregue no aniversário da cidade, dia 14 de novembro.  “Essa via está ficando linda para o povo de Gurupi, que merece”, comemorou, completando que a Via da Integração conta com recursos dos senadores Eduardo Gomes, Professora Dorinha e o deputado federal, Carlos Gaguim.

Foto: Lino Vargas

O engenheiro da Prefeitura de Gurupi, Gustavo Garcia, explica que a Via recebeu a drenagem, imprimação e impermeabilização e agora está na etapa da aplicação do CBUQ, posteriormente virá a fase da aplicação da sarjeta. Ele destaca que o Concreto Betuminoso Usinado a Quente é o material que oferta maior qualidade na pavimentação asfáltica e tem longa duração.

Via da Integração Governador Siqueira Campos

Realizada pela Prefeitura de Gurupi, a Via da Integração Governador Siqueira Campos vai ligar a parte inferior do viaduto da BR-153 até a Avenida Beira Rio, pelo lado Leste, e as Avenidas Lenival Correia e Antônio Nunes, pelo lado Oeste, por meio da criação da Avenida Contorno da Nascente do Mutuca. Essas quatro avenidas formarão a maior via no sentido Leste-Oeste, totalizando aproximadamente 10 quilômetros.

A obra da Via envolve o trecho da Avenida Contorno da Nascente do Mutuca, que será composta de pista de caminhada, ciclovia e iluminação, formando o Parque da Nascente do Mutuca.

Foto: Lino Vargas

A Via da Integração está inserida em um pacote de obras que totalizam investimentos no valor de R$ 24 milhões destinados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), viabilizados pelo senador Eduardo Gomes e pelo deputado federal Carlos Gaguim. Além da Via da Integração e do Parque da Nascente do Mutuca, esse recurso também contempla obras de drenagem profunda na própria Via da Integração, nos bairros Cajueiro e São Paulo, e na Avenida Beira Rio (ao longo do córrego Mutuca), além da iluminação e sinalização da Via da Integração.