Destaque, Saúde|

Josy Donato-Ascom Semus Gurupi

Desde que começou o período chuvoso, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretarias de Saúde e Infraestrutura, intensificou o trabalho de combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. E os resultados são positivos, enquanto em diversas cidades do país, os casos de dengue e outras arboviroses continuam aumentando, Gurupi segue na contramão, tendo redução significativa nos casos.

No caso da Chikungunya e da Zika houve redução de 100% dos casos confirmados comparando os meses de janeiro, fevereiro e março, com o mesmo período do ano passado. Enquanto em 2023 foram notificados 224 casos de Chikungunya e confirmados 156, este ano, até o momento foram 26 notificações e nenhum confirmado.  Já a zika, foram 26 notificados e 2 confirmados ano passado, e neste ano apenas dois registros que foram descartados.

Com relação à dengue, a redução dos casos confirmados foi de 48%, comparado com o mesmo período do ano passado.

O coordenador do departamento de Vigilância Epidemiológica, Halex Cavalcante, acredita que o trabalho intensificado de combate aos focos do mosquito tem sido fundamental. “ Além das chuvas que foram mais tardias esse ano, os Agentes de Endemias intensificaram as visitas domiciliares e a Prefeitura tem realizado os mutirões de limpeza, são ações que impactam diretamente para que haja redução dos casos”, observou.

Ações nas escolas

As equipes das Unidades de Saúde de Gurupi também vem realizando um trabalho de orientação para o combate à dengue nas escolas de Gurupi. Na manhã desta sexta, 22, o médico João Carlos da Unidade de Saúde do setor Casego e o enfermeiro, Matheus Siel, realizaram uma palestra no Instituto Presbiteriano Araguaia de Gurupi sobre as arboviroses.

“O intuito é conscientizar os jovens sobre os perigos dessas doenças, para que fiquem atentos aos focos do mosquito da dengue, também falar dos sintomas e que podem procurar os postos de saúde para consultas em caso de suspeita”, explicou Siel.