Assistência Social, Destaque, Geral|

Por: Heliana Oliveira – Secom

Foto: Arquivo Secom

Gurupi segue no combate à pobreza e na promoção da segurança alimentar, ao aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) que tem como objetivo formular e implementar políticas de segurança alimentar e nutricional, promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional.

Desde 2010, o Município buscava aderir ao SISAN, porém, enfrentava desafios burocráticos, como a abertura do conselho e a aprovação da Lei de criação do Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Somente neste ano, a Câmara de Vereadores aprovou a lei, que foi sancionada pela prefeita Josi Nunes.

Com a adesão ao SISAN, Gurupi está apto a receber recursos, com a garantia de R$ 129.882,17 do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Esses recursos serão destinados à implementação de projetos voltados para a agricultura familiar.

A secretária Municipal da Assistência Social, Rayane Nascimento, destaca a importância desta adesão, ressaltando que Gurupi foi o único município do Tocantins, nesta etapa, a aderir ao SISAN. “Os recursos já garantidos serão fundamentais para fortalecer a agricultura familiar, beneficiando diretamente os agricultores locais”, enfatiza, completando que este é um esforço conjunto envolvendo as Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

A prefeita Josi Nunes comemora essa conquista, enfatizando que é um grande passo para a promoção da segurança alimentar, um direito fundamental de todos os cidadãos, e  fruto de um trabalho da equipe para cumprir todas as etapas necessárias para aderir ao Sistema.

A Prefeita ressalta que os investimentos na agricultura familiar serão realizados por meio da modalidade Compra com Doação Simultânea, permitindo que a produção seja adquirida pela Prefeitura e distribuída às pessoas em situação de insegurança alimentar, por meio da rede socioassistencial e dos equipamentos públicos de segurança alimentar, bem como nas instituições públicas de ensino.