Destaque, Educação, Geral|

Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Buscando sempre capacitar os profissionais para entregar um ensino cada vez melhor, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta quinta-feira, 21, uma formação continuada com os coordenadores pedagógicos da educação infantil, com o tema: Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil a partir do Documento Curricular do Território do Tocantins (DCT).

Durante a formação, os participantes foram guiados por orientações organizacionais e curriculares específicas para as instituições de educação infantil. Houve discussões sobre a implementação do Documento Curricular, explorando seus pressupostos teóricos com ênfase na educação infantil, além de abordar a elaboração do plano de curso e o cronograma de atividades.

O secretário Municipal de Educação (Semeg), João Paulo Lima, enfatizou a importância desses momentos de capacitação, ressaltando que são uma determinação da prefeita Josi Nunes, sempre promover momentos para ampliação do conhecimento. “Todas essas ações contribuem significativamente para o processo de ensino-aprendizagem das crianças”, afirmou.

Meire Lúcia Andrade, diretora de gestão pedagógica, destacou que as formações continuadas são parte integrante do plano de trabalho da Secretaria Municipal de Educação. Esta formação marca a terceira iniciativa de 2024, visando alinhar o trabalho pedagógico da educação infantil com o documento curricular do estado do Tocantins.

“Especificamente, estamos abordando o plano de curso anual, orientações organizacionais para a implementação do documento e seus pressupostos teóricos. Essas diretrizes serão fundamentais para guiar o trabalho dos professores nas unidades de ensino”, explicou.

Elielma Nunes, coordenadora pedagógica da Instituição Beneficente Irmã Dulce, elogiou a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Gurupi em promover esses momentos de ampliação de conhecimento e troca de experiências. Destacou ainda que essas formações são fundamentais para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, pois os conhecimentos adquiridos serão compartilhados e aplicados pelas professoras em sala de aula.