Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus
A cidade de Gurupi reuniu nesta quinta e sexta-feira, 18 e 19, profissionais da enfermagem e estudantes dos cursos de nível técnico e superior na área na 14ª Semana da Enfermagem do Tocantins. A programação incluiu minicursos, palestras, mesa redonda e apresentações de trabalhos científicos no Senac Gurupi, Unirg e Palaciu’s Real Eventos.

Foto Divulgação

O evento é realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) e Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com a Prefeitura Municipal de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde da cidade, organizações sociais, unidades de saúde, universidades e entidades representativas da enfermagem . A programação contou com a presença de profissionais com atuação renomada no setor, como o deputado do distrital Jorge Viana, técnico de enfermagem, sindicalista e professor no Distrito Federal; e enfermeiro e professor universitário Gilney Guerra, membro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Foto Divulgação

Vários temas foram debatidos na programação da 14ª Semana da Enfermagem do Tocantins, que já teve atividades realizadas em Araguaína, Augustinópolis e Tocantinópolis; e será encerrada em Palmas, no dia 20 de maio, com a entrega do 2º Prêmio de Enfermagem Magdalena Akemi, em reconhecimento aos profissionais que se destacaram nas áreas de educação, assistência à saúde, gestão, segurança, empreendedorismo e política.

Foto Divulgação

O secretário municipal de saúde de Gurupi, Sinvaldo Moraes foi um dos palestrantes na manhã de sexta-feira, 19. Ele falou sobre Enfermagem na Atenção Básica.
“É sempre muito importante estes eventos que promovem troca de conhecimentos entre os profissionais da área de saúde. A secretaria municipal de saúde de Gurupi faz questão de apoiar e dar todo suporte. Minha palestra foi sobre Atenção Básica, uma temática que pertence ao dia-a-dia dos enfermeiros. Eles são a nossa linha de frente de qualquer atendimento de saúde da Atenção Primária”, ressaltou o secretário.