A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou que até às 14 horas desta segunda-feira, 05, foram confirmados 66 novos casos de Covid-19. Testaram positivo 30 mulheres entre 02 e 67 anos; e 36 homens com idades entre 02 e 85 anos.
A Vigilância informou que 56 pacientes, que estavam em tratamento e eram assistidos pelas unidades básicas de saúde, receberam alta médica, sendo 23 homens e 33 mulheres.
Na UPA 13 pessoas receberam diagnósticos negativos após realização de testes rápidos. Foram realizados cinco testes Swab em dois homens de 34 e 65 anos e em três mulheres entre 15 e75 anos.
Na UBS Pr. Moisés Martins da Rocha (Sol Nascente) 22 pessoas realizaram os testes rápidos e obtiveram resultados negativos. Foram realizadas 28 coletas de material para o exame Swab em 12 homens entre 01 e 73 anos e em 16 mulheres entre 06 e 63 anos.
Na ação de ampliação de testagem, 224 pessoas receberam resultados negativos após realização de testes rápidos.
Gurupi contabiliza nesta segunda 27.255 casos descartados; 416 casos suspeitos; 8.938 casos confirmados, destes: 7.472 (83,6%) pessoas estão recuperadas, 1.326 (14,8%) estão em tratamento, e 140 (1,6%) pessoas vieram a óbito.
Confirmações de óbitos
Uma mulher, de 71 anos, que recebeu diagnóstico positivo para Covid no dia 12 de março e esteve em tratamento em um hospital particular não resistiu e morreu na última quinta-feira, 1º. Ela era diabética e hipertensa.
Também foi confirmada a morte de um homem de 65 anos, que testou positivo para Covid em 17 de março. Esteve em tratamento no Hospital Regional de Gurupi e morreu no dia 03 de abril.
Internações
No hospital Unimed estão em tratamento na UTI seis homens e duas mulheres. Já na ala clínica três homens estão sob os cuidados médicos.
Na UTI do Hospital Regional de Gurupi 19 homens entre 24 e 89 anos e 11 mulheres entre 56 e 87 anos estão em tratamento. Na ala clínica, permanecem em tratamento sete mulheres entre 01 e 87 anos e 10 homens entre 42 e 84 anos.
No Hospital Santa Catarina estão em tratamento um homem, de 71 anos, e uma mulher, de 64 anos.
Você pode conferir a taxa de ocupação de leitos do Estado clicando aqui.
Na UPA seis homens entre 31 e 84 anos e uma mulher de 55 anos estão confirmados com o vírus e recebem os cuidados da equipe médica.
Recomendações
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco e alerta sobre a importância da higienização das mãos com água e sabão, uso do álcool 70%, uso da máscara.
Ressalta que o esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.
Disque Denúncia
O gurupiense que observar irregularidades no cumprimento das normas de restrição, aglomerações, desrespeito ao distanciamento social e ao decreto publicado pela prefeitura pode denunciar pelos canais: 3315-0077, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas; e (63) 9-9206-5245 – WHATSAPP, disponível 24 horas; e ainda pelo disque denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) -127.

Vacinação
A coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou que até as 14h desta segunda-feira, foram aplicadas 9.189 doses da vacina contra a Covid19.
Já receberam a vacina idosos abrigados na Casa do Idoso, profissionais da saúde que estão na linha de frente à pandemia, idosos acima de 80 anos, idosos acamados ou com dificuldade de locomoção. Está sendo realizada a vacinação dos idosos de 70 a 79 anos e dos de 68 e 69 anos. Iniciou-se também a aplicação da segunda dose.
Quem for vacinar deve levar cartão de vacinação, cartão SUS, RG e CPF.


