O prefeito Alexandre Abdalla assinou, nesta quarta-feira, 31, um documento registrado em cartório em que o município declara, incondicionalmente, a intenção de apoiar a bandeira da federalização do Centro Universitário Unirg.

O ato de assinatura contou com a participação de um representante de um cartório e dos representantes dos acadêmicos do Centro Universitário Unirg e da Câmara de Vereadores. “É mais um passo que representa a vontade dos alunos, vereadores, comunidade acadêmica e do povo de Gurupi. O próximo passo será levar a proposta ao Ministério da Educação e, para isso, já conversamos com os senadores João Ribeiro e Vicentinho e vamos procurar a senadora Kátia Abreu”. Disse o prefeito. “É um luta que começou em 1988 com a lei Lei n° 7708/88 que criou a Fundação Universidade Federal de Gurupi e que em junho deste ano retomamos durante uma audiência pública e hoje estamos dando mais um passo”. Reiterou.

No momento da assinatura do documento, o presidente do DCE/Unirg, Arlan Araújo, destacou as vantagens que os alunos e a comunidade terão, caso concretize a federalização do Centro Universitário Unirg. “Devemos analisar vários fatores, um deles é a disponibilidade do prefeito em estar engajado na luta para federalizar a Unirg e a partir do momento que ele gerou essa disponibilidade vamos partir para outros passos em Brasília que irá avançar na questão da federalização”. Disse.

Questionado sobre quais as vantagens que a federalização da Unirg trará para a comunidade, o presidente da Câmara, vereador Jonas Barros, que esteve representando os vereadores, disse que é um sonho não só dos acadêmicos, mas de toda comunidade de Gurupi e da região sul do Tocantins. Segundo o vereador a materialização da federalização consolidará Gurupi como um Centro Universitário da região Norte. “Além do ensino superior gratuito, vai fazer com que aumente o campo da pesquisa com recursos da União e, com certeza, os recursos e os investimentos serão maiores. Quem mais ganhará com isso a população do Tocantins”, disse o vereador.