Os vovôs e vovós abrigados na Casa do Idoso de Gurupi tem muitos motivos para comemorar o ano de 2013. As melhorias são visíveis e o clima de fraternidade e tranquilidade dá ao local as condições necessárias para uma vida saudável para os atuais 24 moradores.

Eurilene Alves Silva Ribeiro, carinhosamente chamada de Leninha pelos colegas e moradores, da casa progrediu muito este ano graças ao trabalho de muitas pessoas voluntárias, grupos de boa vontade e doações de algumas pessoas e empresas, preocupados em fazer algo em prol dos idosos que são muitas vezes esquecidos pela sociedade e até pela própria família.

“Atualmente contamos com colaboradores que nos auxiliam, e costumo chamar essa contribuição de Rede de Amor Fraterno. Procuramos proporcionar momentos de lazer aos 15 homens e 9 mulheres que atualmente são moradores da instituição”, disse a coordenadora destacando que todos são tratados com muito carinho e conforto na casa que conta com amplas dependências com quartos , cozinha , refeitórios, lavanderia, espaços para TV, dispensa e banheiros adaptados às necessidades dos idosos.

Leninha explicou que a instituição atende idosos de ambos os sexos, sem distinção de raça, credo , cor, ou nível social e cultural. “Hoje os moradores da casa encontram uma nova família onde todos recebem amor e carinho, tão necessários nesse momento da vida”, declarou a coordenadora.

Atualmente, para atender os moradores a Casa conta com 23 funcionários entre eles 9 enfermeiras que atendem em regime de plantão, 3 guardas que cuidam da segurança do prédio e garantem o controle de quem chega e sai da casa, além de cuidar do jardim, 4 cozinheiras, uma lavadeira , 1 roupeira, 4 profissionais de serviços gerais, além da coordenação. “Temos planos, e já temos parte do necessário para a construção do muro que garantirá mais segurança aos idosos. Mas com boa vontade de nossos colaboradores vamos melhorar ainda mais nossa casa”, frisou a coordenadora.

Quanto à localização, para quem ainda não conhece, a Casa do Idoso fica localizada numa região tranquila da cidade, Rua S 10 Qd 24 no Setor Sol Nascente. Em pouco tempo de conversa é fácil constatar que a maioria dos atendidos são de famílias desestruturadas que por alguma dificuldade sobretudo afetiva e financeira acaba abandonando seus idosos. O regime da casa é de longa permanência, as chamadas ILPIs – Instituição de Longa Permanência para Idosos.

APOIO OFICIAL

No que se refere às doações, a coordenadora explica que nos últimos meses vêm recebendo um apoio muito importante da prefeitura municipal. “Posso dizer sem sombra de dúvidas que hoje estamos no paraíso, se compararmos á assistência que tínhamos antes. Sempre que precisamos a Secretaria de Desenvolvimento Social nos oferece total apoio e com isso estamos conseguindo oferecer mais qualidade de vida aos nossos abrigados”, destacou a coordenadora, lembrando também que sem a ajuda dos colaboradores externos que formam a Rede de Amor Fraterno o trabalho ficaria comprometido. “Graças a Deus temos pessoas que fazem as doações e somos muito gratos a eles”, disse.

QUALIDADE DE VIDA

A agenda de atividades dos moradores da casa é diversificada. A coordenação explica que acontecem vários eventos durante o ano, como pescarias, pic nic no parque da cidade, visita a circos que chegam à cidade, festas dançantes, festa junina e atividades diversas que proporcionam aos idosos momentos de descontração e lazer.

Alem disso, mensalmente os idosos aniversariantes são contemplados com festinhas em comemoração a data. Contamos ainda com o carinho de uma fisioterapeuta que atende duas vezes por semana e um médico que atende mensalmente e sempre que necessário, ambos voluntários. Para conhecer a Casa do Idoso de Gurupi ou para fazer a sua doação é só ligar e agendar uma visita pelo telefone 63 3312 4165.