Boletim COVID-19|

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou que até às 14 horas deste domingo, 13, foram confirmados 63 novos casos de Covid-19 na cidade. Testaram positivo, 38 mulheres, com idades entre 07 e 67 anos; e 25 homens, com idades entre 04 e 75 anos.

Gurupi contabiliza neste domingo, 33.706 casos descartados; 263 suspeitos; 11.385 confirmados, destes 9.808 estão recuperados, casos ativos com risco de transmissão somam 520, e 215 pessoas faleceram.

Internações

Na UTI-Covid do Hospital Unimed permanecem internados dois homens, de 60 e 90 anos, e uma mulher de 86. Na ala Clínica-Covid estão dois homens, de 54 e 62 anos.

No Hospital Santa Catarina estão quatro mulheres de 43 a 69 anos em tratamento.

Na UPA, confirmados com o vírus, estão sete homens, com idades entre 45 e 71 anos, e 01 mulher de 47 anos. Já em observação, com suspeita da doença está um homem de 90 anos.

No Hospital Regional de Gurupi estão na UTI-Covid, 20 homens, com idades entre 32 e 82 anos, e 16 mulheres, com idades entre 27 e 67 anos. Na ala clínica estão 10 homens, com idades entre 30 e 76 anos, e 11 mulheres, com idades entre 41 e 84 anos.

Você pode conferir a taxa de ocupação de leitos do Estado clicando aqui.

Recomendações

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco e alerta sobre a importância da higienização das mãos com água e sabão, uso do álcool 70%, uso da máscara.

Ressalta que o esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo Coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.

Disque-Denúncia

O gurupiense que observar irregularidades no cumprimento das normas de restrição, aglomerações, desrespeito ao distanciamento social e ao decreto publicado pela prefeitura pode denunciar pelos canais: 3315-0077, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas; e ainda pelo disque denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) -127.

Vacinômetro

A coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou que até às 14 horas deste domingo, foram aplicadas 27.434 doses da vacina contra a Covid-19.

Estão sendo vacinados idosos a partir de 60 anos; profissionais das Forças de Segurança; profissionais da saúde; profissionais da educação, de 45 a 59 anos; e pessoas com comorbidades a partir de 18 anos de idade. A aplicação da segunda dose também está sendo realizada, fique atento ao prazo entre uma dose e outra e não deixe de se vacinar.

Quem for vacinar deve levar cartão de vacinação, cartão SUS, RG e CPF, e laudo médico, em casos de pacientes com comorbidades.