Boletim COVID-19|

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou que até às 14 horas deste domingo, 20, foram confirmados 59 novos casos de Covid-19 na cidade. Testaram positivo, 29 mulheres, com idades entre 05 e 76 anos; e 30 homens, com idades entre 01 e 90 anos.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados três testes rápidos em três homens com idades entre 14 e 90 anos, todos com resultado positivo. Não teve remessa de amostras Covid-19 para o Lacen na data de hoje.

Gurupi contabiliza neste domingo, 34.385 casos descartados; 184 suspeitos; 11.994 confirmados, destes 9.925 estão recuperados, casos ativos com risco de transmissão somam 802, e 226 pessoas faleceram.

Confirmação de óbitos

Foram confirmados dois óbitos neste domingo, de um homem de 47 anos e uma mulher de 70 anos. Ambos estavam internados no Hospital Regional de Gurupi, e não resistiram às complicações do vírus. Ambos faleceram na última sexta-feira (18).

Internações

Na UTI-Covid do Hospital Unimed permanecem internados 03 homens, entre 54 e 90 anos. Na ala Clínica-Covid está uma mulher, de 55 anos.

No Hospital Santa Catarina estão em tratamento dois homens, de 36 e 46 anos, e duas mulheres de 54 e 57 anos.

Na UPA, confirmados com o vírus, estão quatros homens, de 37 a 78 anos, e uma mulher de 84 anos. Já em observação, com suspeita da doença, está um homem, de 47 anos e duas mulheres de 43 e 93 anos.

No Hospital Regional de Gurupi, permanecem os dados referentes ao boletim de 19 de junho, ou seja, 19 homens, com idades entre 20 e 74 anos, e 14 mulheres, com idades entre 27 e 75 anos, estão na UTI-Covid. Na ala clínica permanecem 13 homens, com idades entre 24 e 85 anos, e oito mulheres, com idades entre 44 e 85 anos.

Recomendações

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco e alerta sobre a importância da higienização das mãos com água e sabão, uso do álcool 70%, uso da máscara.

Ressalta que o esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo Coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.

Disque-Denúncia

O gurupiense que observar irregularidades no cumprimento das normas de restrição, aglomerações, desrespeito ao distanciamento social e ao decreto publicado pela prefeitura pode denunciar pelos canais: 3315-0077, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas; e ainda pelo disque denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) -127.