Por Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Com mais de 200 exames de mamografia realizados neste primeiro mês de funcionamento do mamógrafo digital em Gurupi, foi inaugurado oficialmente neste sábado, 23, o Serviço Municipal de Mamografia na clínica da Mulher.

Durante a solenidade, o secretário municipal de Saúde de Gurupi, Vânio Rodrigues, destacou que com o funcionamento do aparelho até 700 exames poderão ser realizados mensalmente. Explicou que para o serviço começar a funcionar foi necessário a contratação de profissionais como um mastologista e técnicas para operar o aparelho. Também está sendo feito uma parceria com o Hospital do Amor para laudar os exames e está em fase de diálogo a contratação de profissionais radiologistas para maior celeridade nos laudos.

“O Serviço inaugurado terá capacidade para atender os municípios da Região Ilha do Bananal, e trará esperança às mulheres da região Sul”, destacou o secretário explicando que essa é a proposta de oferecer os serviços aos demais municípios via parcerias.

A Prefeita Josi Nunes, não pôde participar da solenidade em razão de uma viagem à Palmas, representando-a, o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Lucas Lemes, disse que o trabalho da prefeita Josi é feito em parcerias, porque ninguém faz nada sozinho, que parceria e compromisso são as palavras que norteiam a gestão. “Precisamos da parceria dos senadores, deputados federais, estaduais e do governador.  E tudo o que for colocado para Gurupi será honrado. Palavra dada é palavra cumprida”, afirmou.

A senadora Kátia Abreu, que destinou recursos para a compra do mamógrafo, participou da solenidade. Ela comentou que os números são alarmantes há muitos anos e que as estatísticas mostram que 40% dos cânceres de mama são diagnosticados tarde e quando diagnosticado ainda leva 60 dias para o início do tratamento.

Comentou que as mulheres estão conscientes, informadas e querem muito fazer o exame, mas encontram dificuldades de acesso à prevenção e tratamento. “As prefeituras precisam fazer uma interlocução entre si para o uso do mamógrafo, porque não são todas as cidades que têm o aparelho, os prefeitos precisam fazer o programa funcionar e trazer as mulheres para fazerem os exames.  Não basta ter o equipamento é preciso fazer o programa funcionar”, destacou a senadora.

Recursos

Durante a solenidade a senadora Kátia Abreu se comprometeu a destinar a Gurupi R$ 1,5 milhão para o custeio da saúde, R$ 850 mil para o programa Catarata Zero e mais R$ 1,5 milhão para serem investidos na recuperação da malha asfáltica de Gurupi.