Idoso, Saúde|

Por Níceia Menegon – Ascom Semus

Os idosos que residem na Casa do Idoso de Gurupi poderão atualizar os cartões de vacina nesta quinta-feira, 28, a partir das 8h. Uma equipe de imunização estará no local para vacinar os idosos com a nova vacina contra a Influenza, além das demais vacinas que estiverem em atraso.

Nesta ação, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de imunização, pretende vacinar cerca de 21 idosos, com doses de vacina contra a gripe/influenza (eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B), Covid-19 e Sarampo.

Conforme o secretário municipal da saúde, Sinvaldo dos Santos Moraes, as atividades descentralizadas obedecem a um cronograma estabelecido com antecedência, em comum acordo entre as partes. “A vacinação fora da UBS é chamada de ‘extra-muro’, trata-se de uma estratégia de levar a vacina a locais onde, normalmente, há uma maior quantidade do público-alvo a ser vacinado”, explica Sinvaldo.

Para o secretário Municipal do Trabalho, Assistência Social e Proteção à Mulher, Valdeci Júnior, as ações descentralizadas de vacinação são fundamentais para o acesso à imunização. “A ida da equipe de vacinação facilita e aproxima o atendimento aos idosos. Estar perto de quem precisa é proteger e assegurar a qualidade de vida das pessoas. Nosso trabalho enquanto gestor é de promover cada vez mais ações como essa”, destaca Valdeci Júnior.

Vacinação Casa do Idoso – Foto: Arquivo Secom

Vacinação descentralizada

A Secretaria Municipal da Saúde de Gurupi vem realizando algumas ações de vacinação descentralizada, isto é, em locais específicos aos quais as equipes são solicitadas ou como forma de abranger o público-alvo com melhor efetividade.

Na última terça-feira, 26, a equipe de imunização esteve no Quartel da Polícia Militar, com o objetivo de atualizar o cartão vacinal dos novos acadêmicos da PM. Foram ofertadas doses de vacina contra a Influenza, tétano, febre amarela e Covid-19, alcançando um total de 418 doses aplicadas.

Também já foram realizadas ações de vacinação na Casa de Prisão Provisória (CPP) e no Hospital Regional de Gurupi.

Vacinação CPP – Foto: Arquivo Secom

A coordenadora de imunização de Gurupi, Lilamara Oliveira Miranda Tavares, reforça que as atividades descentralizadas continuarão sendo realizadas. “Quando a equipe de imunização vai até o local de trabalho ou convivência, a adesão é maior. As pessoas demonstram maior interesse em se vacinar” enfatiza Lilamara.