Boletim COVID-19, Saúde|

A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi – SEMUS, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, informa que no período de 13 a 26 de maio, foram registrados 84 casos positivos para Covid-19 e nenhum novo óbito foi registrado na cidade.

O período demonstra uma alta nos casos positivos para Covid-19 a partir do dia 18 de maio. Nesta sexta-feira, 27, o Município contabiliza 76 casos ativos, com risco de transmissão.

A vigilância epidemiológica alerta para um cenário de “alta tendência” dos casos. “Em abril tivemos 60 casos positivos. Já em maio, até ontem, já alcançamos 117 casos positivos. Um aumento significativo de 95% de casos, em relação ao mesmo período do mês anterior”, analisa o coordenador da vigilância epidemiológica, Halex Cavalcante Coutinho.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, o momento é de alerta. “Os índices demonstram uma alta, é hora de continuarmos com os cuidados de prevenção e segurança para evitar a contaminação. Mas principalmente, a vacinação. Precisamos continuar vacinando, pois percebemos uma elevação nos casos positivos e uma baixa procura pela vacina”, avalia Sinvaldo, preocupado com os índices de vacinação. Ele também orienta a continuidade do uso de máscaras em locais fechados, como principal forma de se prevenir.

Público de confirmados

A faixa etária com maior incidência de casos positivos está entre 40 e 49 anos, com 22 casos. Seguidos de 21 casos positivos com faixa etária entre 30 a 39 anos; 19 positivos com idade entre 20 e 29 anos; 8 casos em pessoas com 60 a 69 anos, além de todas as demais faixas etárias. Destes, 58 são mulheres e 26 homens, totalizando 84 casos positivos, nos últimos 13 dias.

Testagem

A grande maioria dos testes que confirmaram os casos positivos para Covid-19, foram realizados na Unidade de Pronto Atendimento – UPA24h, com 61 testes positivos. Nos laboratórios particulares somam 11 testes e no Hospital Unimed, 10.

É a UPA24h, também, que a maioria das pessoas têm buscado na hora de fazer o teste para Covid-19. Nos últimos 13 dias, foram descartados 353 testes negativos. Seguido pelo Hospital da Unimed, que testou 12 casos negativos e, nos laboratórios particulares e farmácias, foram 10 amostras negativas.

Internações

Na rede pública municipal de saúde, um paciente está internado na UPA24h. Já a taxa de ocupação de leitos no Hospital de Regional de Gurupi – HRG, mantido pelo Governo do Estado, pode ser acompanhada no site do Integra Saúde Tocantins, da Secretaria Estadual de Saúde – SES (clique aqui).

Vacinômetro

A Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, por meio da Coordenação de Imunização, informa que, até às 12h desta sexta-feira, 27, o Sistema Integra Saúde do Tocantins apresenta um total de 138.367 doses da vacina contra a Covid-19, em Gurupi.

Divulgação quinzenal

A Secretaria de Saúde – SEMUS, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e da Coordenação de Imunização, reitera que a publicação do Boletim Epidemiológico é quinzenal.

O próximo Boletim Epidemiológico e Vacinômetro, será no dia 10 de junho, sexta-feira. Quem quiser acompanhar os índices diários, poderá acessar o Portal Integra Saúde (www.integra.saude.to.gov.br/covid19) e conferir todas as informações do Município e do Estado, referente à Covid-19.

A Vigilância Epidemiológica e a Imunização, ressaltam ainda que o monitoramento e acompanhamento dos números da Covid-19 e da vacinação no Município, permanecerão inalterados. Os registros e os documentos continuarão sendo confeccionados seguindo os mesmos critérios de acompanhamento e cuidado na apuração dos dados. Apenas a divulgação para a imprensa e população será quinzenal, em razão do atual cenário da Covid-19. Caso haja elevação nos índices, o Boletim poderá retornar à divulgação assídua novamente.