Saúde|

Compartilhe:
Por Niceia Menegon – Ascom Semus
A Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, por meio da Coordenação da Equipe Multidisciplinar, promoveu na manhã desta sexta-feira, 13, uma roda de conversa com os profissionais de diversas áreas da saúde, da assistência social e conselho tutelar, com o objetivo de aperfeiçoar o fluxo de atendimento e a experiência do usuário do SUS, em Gurupi.
Atividades como a roda de conversa é uma estratégia para contribuir com cada serviço ofertado pela rede pública de saúde, com o intuito de integrar e alinhar as demandas recebidas por cada setor de assistência. Além de aproximar as equipes, promover o diálogo e aperfeiçoar o fluxo de trabalho.

Foto: Niceia Menegon – Ascom Semus

Segundo a coordenadora da equipe multidisciplinar e da saúde do idoso, Emiliana Cruz Aguiar, a ideia foi de reunir os profissionais que atuam na rede de apoio aos cidadãos e às famílias, seja na saúde, na assistência social e demais serviços públicos, com o objetivo de aperfeiçoar o fluxo dos encaminhamentos para a rede especializada. “Promover o diálogo e o compartilhamento de experiências entre os responsáveis de cada setor público que presta assistência, seja social ou de saúde, só nos aproxima da real necessidade das pessoas, além de aperfeiçoar os nossos serviços” salienta Emiliana, que pretende fazer outras edições das rodas de conversas futuramente.
Ainda de acordo com a coordenadora da saúde bucal, Lorena Paula de Freitas, esse alinhamento é fundamental pois muitas vezes o cidadão não conhece o fluxo de alguns serviços especializados, como os serviços do Centro de Especialidade Odontológica – CEO. “Na rede pública de saúde, todos os serviços têm um fluxo para acontecer. Os serviços especializados, como é o caso das especialidades odontológicas como periodontia, implante ou endodontia, o paciente deve ser encaminhado pelo odontólogo da UBS para ser atendido em tratamentos específicos” explica Lorena, adiantando que em breve será implementado a oferta de próteses dentárias, “para acessar esse benefício os pacientes terão que cumprir as etapas do fluxo de atendimento, um protocolo do SUS”.
Participaram da roda de conversa representantes das Unidades Básicas de Saúde – UBSs, da Policlínica, Centro de Assistência Psicossocial – CAPS I, Centro de Assistência Psicossocial – CAPS AD III, Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Secretaria do Idoso e conselheiros tutelares.

Comments are closed.

Close Search Window