AGD, Meio Ambiente|

Por Karla Paz – Secom Gurupi

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, o Viveiro Municipal de Gurupi recebeu a visita de alunos da Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim. A visitação aconteceu na manhã desta sexta-feira, 03, já que o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no domingo, dia 05 de junho.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Além da secretaria, todas as escolas municipais da cidade também estão desenvolvendo atividades em torno da semana que este ano tem como tema: “Uma Só Terra” e com o foco na “vida sustentável em harmonia com a natureza”. Na cidade a programação da Semana do Meio Ambiente começou na terça-feira, 31/05, e ainda segue até o dia 04 de junho (sábado). E de acordo com a diretora da unidade educacional, a visita ao Viveiro foi uma das lições que proporcionou mais interação entre os alunos e a natureza.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Desde o início do ano, na Programação do Plano Político Pedagógico (PPP), nós planejamos esta ação. É um ‘Passeio Ecológico’, para os alunos dos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental e o objetivo é que eles acompanhem todo este processo de plantio e cuidado com as plantas. A partir deste passeio nós vamos levar umas mudas para fazer o plantio no estacionamento da escola. Além disso, estamos realizando desde o início da semana uma série de atividades voltadas a reciclagem e preservação do meio ambiente,” explicou Ângela Maria Montel, diretora da escola.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Para os servidores do Viveiro e o presidente da Agência Gurupiense de Desenvolvimento (AGD), David Henrique Garcia, que é responsável pelo local, a visita foi uma grande conscientização sobre a importância das plantas para as turmas. “Foi um prazer receber esta moçada aqui no Viveiro Municipal. Nós estamos sempre abertos à comunidade, sempre fornecendo mudas e tornando nossa cidade mais bonita, aconchegante e arborizada. Aqui temos mudas de flores, árvores e até plantas frutíferas e todas acessíveis para doação. A lição dada hoje foi que estas mudinhas, se bem cuidadas, podem trazer para nosso município mais beleza, sombra e até fornecer frutas. Foi tudo muito instrutivo,” frisou David.

Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Caio Everton Farias é aluno do 5º ano, e disse que aprendeu o recado. “Eu estou aprendendo a cada dia mais que nós temos que ser como uma planta, porque se arrancar uma planta, a gente está atingindo nossa saúde e o nosso ar fresco, porque nós dependemos do meio ambiente para viver. Eu achei a visita muito boa, o lugar é muito bonito e eu ainda aprendi a plantar mudinhas e a tia disse que eu até podia levar pra casa que quando crescesse iria trazer sombra e frutas para mim,” disse ele.