Assistência Social, Destaque|

Por Josy Donato- Secom Gurupi

Dando continuidade às ações do Agosto Lilás, a Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou na manhã desta quarta-feira, 16, uma blitz educativa em prol da conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Foto:divulgação

A ação em parceria com o Tribunal de Justiça do Tocantins ocorreu no semáforo do cruzamento da Avenida Goiás com a Rua 5, onde foram entregues aos condutores e pedestres, material informativo para conscientizar a sociedade sobre o tema que este ano é “Não se cale, levante a mão e diga não”.

“O intuito é chamar a atenção da sociedade para que todos abracem esta causa e se lembrem que é papel de todos nós cidadãos e poder público lutarmos para reduzir os índices de violência contra a mulher. É uma maneira também de alcançar mulheres que sofrem violência e mostrar a elas que não estão sozinhas, que não devem se calar, mas sim buscar apoio e que temos diversos órgãos que podem ajudá-las”, disse a secretária de Assistência social e Cidadania, Cristina Donato.

A Campanha Agosto Lilás teve início no último dia 9, com a apresentação da Sala de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência na Unidade Básica de Saúde (UBS) do setor Casego, que oferece apoio psicológico às mulheres encaminhadas pela Patrulha da Mulher ( da Polícia Militar), uma palestra no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do setor Vila Nova com a advogada Jaqueline Ribeiro, que abordou o tema “O Amor não Sufoca” e uma caminhada pela Avenida Goiás que reuniu centenas de pessoas.

Ações

A programação segue até o dia 31 deste mês com palestras em parceria com o Tribunal de Justiça do Tocantins nos departamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (CRAS, CREAS) e Escolas Municipais e Estaduais de Gurupi.

O encerramento será na Feira do Produtor Rural na Avenida Maranhão com atividades de lazer, cultura e educação.

Denúncias

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial.