Destaque, Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

No dia 03 de outubro, a Praça da Bíblia, em Gurupi, foi palco de um evento inspirador que reuniu dezenas de mulheres em um Aulão especial, marcando o início das ações em alusão ao Outubro Rosa. Organizado pelo grupo “Qualidade de Vida Já”, da Unidade de Saúde da Família (USF) Sol Nascente, este evento foi muito mais do que um simples momento para prática de atividades físicas. Foi uma demonstração de apoio à luta contra o câncer de mama realizada pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: Divulgação

As mulheres se reuniram na praça às 17h, com uma energia contagiante. Vestidas com camisetas e acessórios cor-de-rosa, elas demonstraram solidariedade e determinação na conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e do câncer de cólon de útero.

Foto: Divulgação

“Eu fiz questão de participar! Moro aqui perto e acho muito bom estas atividades físicas realizadas de graça, aqui na praça. Além disso, a causa é muito importante porque precisamos nos cuidar! Foi muito animado e divertido, um local aconchegante com árvores, flores e toda infraestrutura necessária para que as aulas tragam a satisfação que a gente precisa”, disse Leide Alves, servidora pública que participou da ação.

Foto: Divulgação

O Aulão Outubro Rosa ofereceu uma variedade de atividades, desde alongamentos revigorantes até exercícios aeróbicos animados com muita dança, tudo sob a orientação da profissional de educação física Stefanya Siriano. Enquanto alongavam seus corpos, as participantes também alongavam sua consciência sobre a importância dos exames regulares e da prevenção.

Foto: Divulgação

“O evento não apenas promoveu a saúde física, mas também proporcionou um ambiente de conscientização sobre mulheres que lutam contra o câncer de mama ou que conhecem alguém que está nessa jornada. A solidariedade e a conscientização podem fazer a diferença na luta contra a doença. Nós mulheres temos o poder de superar desafios e criar um impacto positivo nas comunidades onde vivemos. Quero agradecer a todas que participaram e a educadora física que tem motivado todas ao autocuidado”, destacou Luana Nunes, secretária de Saúde de Gurupi.

Foto: Divulgação

“A união e alegria das participantes fluiu na Praça da Bíblia hoje, mostrando que, juntas, podemos fazer uma grande mobilização! Este Aulão Outubro Rosa foi mais do que um evento, foi um lembrete de que, quando nos unimos em apoio a uma causa tão importante, podemos alcançar grandes objetivos. Que este espírito de união e conscientização continue a inspirar a todos, durante todo o ano, na luta contra essa doença. É importante lembrar que estaremos aqui com estas aulas todas terças e quintas às 17h, para promover saúde e bem-estar, para estas mulheres”, frisou a profissional de educação física Stefanya Siriano.